Hoje vamos conhecer Lima Duarte, município localizado na Zona da Mata, em Minas Gerais, a 360 km de Belo Horizonte. De acordo com o censo realizado em 2022, possui 17.221 habitantes
História
A região de Lima Duarte se desenvolveu como grande parte dos municípios mineiros. Fazia parte do ciclo do ouro, e foi inicialmente habitada por bandeirantes que passavam pelo local em 1692. Esses bandeirantes eram liderados pelo padre João Faria Filho, que foi o responsável por descobrir ouro no Rio do Peixe. Com a notícia do metal precioso, a população às margens do rio foi crescendo, composta por portugueses e colonos paulistas e cariocas. Apesar do crescimento, a região permaneceu isolada, pois o interesse dos moradores era contrabandear o ouro. Um tempo depois, o então governador de Minas Gerais tomou conhecimento desses atos e decidiu interditar a região. As terras foram redistribuídas aos mineradores e impostos passaram a ser cobrados sob o ouro encontrado. O local, que era conhecido como Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, passou a ser chamado de Lima Duarte em homenagem a um médico e político de Barbacena, que contribuiu para a emancipação do município, e se chamava José Rodrigues de Lima Duarte.
Turismo
Para os apreciadores de arquitetura, a cidade é repleta de igrejas nos estilos colonial e barroco. Tem a Igreja Nossa Senhora do Rosário, projetada pelo arquiteto alemão Carlos Baumgratz, a Capela de São Domingos de Gusmão da Bocaina, construída no início do século XX, a Igreja Matriz de Conceição de Ibitipoca e a Igreja de São Sebastião do Monte Verde, cuja construção é datada de 12 de abril de 1880. No entanto, o ponto turístico principal da cidade de Lima Duarte é o Parque Estadual do Ibitipoca. As principais atrações são as grutas, montanhas e cachoeiras. O ponto mais alto do parque é conhecido como Pico da Lombada, a 1 800 m em relação ao nível do mar. Alguns dos pontos turísticos do parque mais conhecidos são a Janela do Céu, Cachoeirinha, Pico do Pião, Lago dos Espelhos Cachoeira dos Macacos.