Podcast Contos das Gerais: conheça Lagoa Dourada, a cidade do Rocambole

Bem-vindos à Lagoa Dourada, cidade localizada a 152 km de Belo Horizonte, situada no Campo das Vertentes. O município conta com 476.693 km² e tem uma população estimada em 13.115 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

História

No início do século XVIII a região das minas começou a sofrer uma verdadeira invasão, na procura do ouro. Neste período mineradores se instalaram ao redor de uma lagoa rica em ouro, com isso, resolveram nomear o local de Lagoa Dourada. Além da exploração do ouro, o fato mais marcante para o povoamento de Lagoa Dourada foi a construção de um caminho mais direto ligando São João del Rei até Congonhas do Campo.

Nessa época a população era composta por homens solteiros que viam apenas para extrair o ouro. Somente em 1731 é que as famílias começaram a se fixar na região. Em 1734, foi fundada a Capela de Santo Antônio de Lagoa Dourada. Em 1750, a cidade foi elevada à condição de Distrito de Paz. Só em 1912, Lagoa Dourada virou um município.

Turismo

Então meus bons vivants, Lagoa Dourada é conhecida pelo seu famoso rocambole. A história começou há um século atrás, quando o libanês Miguel Youssef casou-se com a lagoense Dolores. O casal começou a produzir o doce e outros quitutes em um estabelecimento que ficava ao lado do ponto de ônibus da linha São João del-Rei / Lagoa Dourada. Então ao passar pela cidade não deixe de ir na padaria do Jaci, lá você vai encontrar o melhor rocambole mineiro.

A cidade também tem a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Um belo local que é ótimo para tirar fotos e conhecer toda sua história. Lagoa Dourada oferece a Fazendinha Ecológica Três Irmãos, ela é aberta a visitação e conta com vários animais e mostra a importância de cuidar dos bichinhos.

Pesquisar