Podcast Contos das Gerais: conheça Juruaia, cidade conhecida como ‘Capital da Lingerie’

Juruaia é uma cidade localizada na região Sul de Minas Gerais, cerca de 508 km de Belo Horizonte. O município possui área de mais de 220 Km e 10.795 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

A história de Juruaia teve início em 1898 com a construção da capela dedicada a São Sebastião e ocupação do povoado ao redor, além da exploração do ouro. Os habitantes do local têm descendentes de portugueses e espanhóis.

Atualmente, é um dos maiores polos produtores de lingerie do Brasil, responsável por cerca de 15% da produção nacional. Conforme a Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU), são mais de 200 confecções instaladas na cidade, que produzem cerca de 5 mil empregos.

Com o potencial para o turismo de compras, o município possui lojas de moda praia, fitness, pijama, entre outros. Além deste roteiro, os visitantes podem conferir um monumento incomum: o maior sutiã do Brasil, de acordo com o RankBrasil.

Foto: Governo de Minas Gerais

A cidade ainda tem o desfile de carro de boi, evento que os moradores se reúnem para desfilar aos aproximadamente 100 carros de bois. A natureza também encanta os turistas, como a cachoeira da Eufrásia, que tem uma queda-d’água de 180 metros.

Além de ser um lugar para fazer compras e se conectar com a natureza, Juruaia também proporciona variedade de restaurantes com comidas típicas de Minas Gerais.

Com informações da Prefeitura de Juruaia e Governo de Minas Gerais .

Anexos para downloads:

Gabrielle Junqueira

Jornalista com experiência em produção de conteúdo para rádio, televisão, revista, portal de notícias e podcasts.

%d blogueiros gostam disto: