Podcast Contos das Gerais: conheça Juiz de Fora, a “Manchester mineira”

Juiz de Fora é uma cidade localizada na Zona da Mata e possui cerca de 573 285 habitantes. 

O município foi emancipado de Barbacena na década de 1850. O seu nome faz uma referência a um juiz de fora, magistrado nomeado pela Coroa Portuguesa para atuar onde não havia juiz de direito, que hospedou-se por pouco tempo em uma fazenda da região, passando esta a ser conhecida como a Sesmaria do Juiz de Fora. 

Sede da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, em Juiz de Fora — Foto: Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação

Foto: Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação

Passou a ser conhecida como “Manchester Mineira” à época em que seu pioneirismo na industrialização a fez o município mais importante de Minas Gerais. Com a grande crise econômica de 1929, a economia dos municípios mineiros ligados à cafeicultura foi abalada e Juiz de Fora só conheceu novo período de desenvolvimento a partir da década de 1960. Exerce influência por toda a Zona da Mata Mineira, uma pequena parte do Sul de Minas e também do Centro Fluminense.

A cidade conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Possui dois clubes de futebol profissionais; o Tupi e o Tupynambás. Juiz de Fora também é destaque no turismo, com seus diversos atrativos culturais, naturais e arquitetônicos. Destacam-se o Museu Mariano Procópio, o Cine-Theatro Central e o Parque da Lajinha. Um dos principais eventos é o Carnaval de Juiz de Fora, cujas origens remontam à época de emancipação do município. 

educacao

Anexos para downloads: