Podcast Contos das Gerais: conheça Joaíma, cidade guardiã do Nordeste de Minas

Bem-vindos à Joaíma, cidade localizada a 649 Km de Belo Horizonte, situada no Vale do Jequitinhonha. O município conta com 1.664,190 km² e tem uma população estimada em 15.476 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

O primeiro registro de habitação em Joaíma é dos índios botocudos, que era chefiado pelo cacique Joahima. Mas, com o passar dos anos e a vinda da colonização, Alferes Julião Fernandes Leão afastou os indígenas do local. Já em 1892, chegou ao pequeno povoado Cypriano de Souza, acompanhado de numerosa família, vindo de Santa Rita. Esse novo morador chegou e começou a dar vida ao local, iniciando amplas plantações e construindo a primeira Capela da cidade. Na mesma capela foi celebrada a primeira festa do Senhor do Bonfim, padroeiro do lugar, em 6 de agosto de 1900.

Por volta de 1900, também chegaram o povoado o gaúcho Manoel Luiz, que chefiou cerca de 200 brancos e índios, que se atiraram aos trabalhos da lavoura e se radicaram na foz do Ribeirão Anta Podre. Joaíma nasceu da vontade do governo português de ocupar e proteger as suas posses, no imenso vazio que era o Nordeste de Minas. Pois no início do século passado, as cortes de Lisboa resolveram que era necessária uma vigilância maior naquela região, por que a grande riqueza local, estavam sendo cobiçadas por aventureiros e caçadores de riqueza fáceis.

Turismo

Meu caro viajante, a cidade de Joaíma é contemplada com a belíssima cachoeira Dois Batentes. Além disso, você pode desfrutar da beleza da Praça Coronel Antônio Moreira e da Igreja matriz do Sr. Do Bonfim.

Pesquisar