Podcast Contos das Gerais: conheça Ituiutaba, conhecida como a capital do arroz

Hoje vamos conhecer Ituiutaba, cidade localizada no Triângulo Mineiro a 672 km de Belo Horizonte, com 102 217 habitantes de acordo com o censo 2022

Ituiutaba – TCEMG

História:

Os primeiros habitantes da região onde hoje fica Ituiutaba, eram indígenas, pertencentes ao grupo Gê, também chamados caiapós, que viviam nas beiradas dos rios Tijuco e Paranaíba. Quando os europeus chegaram no local, por volta de 1819, o processo de colonização começou com tudo. Os nativos ganharam o apelido racista de bugres, usado pelos portugueses para se referir a pessoas que não seguiam o cristianismo. Praticamente não houve luta entre os caiapós e os colonizadores, pois os nativos perceberam que os europeus carregavam armas poderosas. Muitos indígenas fugiram para Goiás e Mato Grosso, enquanto outros foram escravizados. Em 1830, chegou à região o padre Antônio Dias Gouveia, em companhia de seus sobrinhos. Ele se empenhou em concretizar a construção da capela e do cemitério com o apoio dos moradores da região. Quando essa ficou pronta, em 1832, o local recebeu o título de Arraial São José do Rio Tijuco. Anos depois, em 1915, o município foi elevado à categoria de cidade e recebeu o nome Ituiutaba, nome esse que é derivado da língua dos caiapós. O termo é uma junção de palavras, sendo I  = Rio; TUIU = Tijuco e TABA  = Cidade, ou seja, Cidade do Rio Tijuco. 

Turismo:

Se você se interessou pela história da cidade, deve visitar o museu Museu Antropológico de Ituiutaba, que possui um acervo com itens que relembram a memória da cidade. O parque do Goiabal é outro grande atrativo para turistas que visitam Ituiutaba. O local é ideal para o turismo ecológico, repleto de fauna e flora. Quando se trata de festas, a cidade também não deixa a desejar. Ituiutaba possui um dos maiores carnavais do interior de Minas Gerais. A programação todo ano conta com grandes artistas e muita animação garantida durante todo o feriado. 

Pesquisar