Podcast Contos das Gerais: conheça Itaúna, referência em educação no Estado

Itaúna é um município brasileiro localizado no Centro-Oeste de Minas Gerais. Faz parte do Quadrilátero Ferrífero, no Colar Metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 76 km da capital. Limita-se ao sul com Itatiaiuçu (Região Metropolitana de Belo Horizonte), ao leste com Mateus Leme (Grande Belo Horizonte), ao oeste com Carmo do Cajuru, ao norte com Pará de Minas e, ao noroeste, com Igaratinga.

A palavra “Itaúna” tem origem tupi significa “pedra negra”, através da junção dos termos itá (“pedra”) e una (“negro”)

O Município foi instalado em 2 de janeiro de 1902 e sua criação deu-se através da Lei Estadual número 319, sancionada pelo Governador Silviano Brandão em 16 de setembro de 1901. Os distritos que compunham o território de Itaúna na época de sua criação foram os de Santana do São João Acima. Carmo do Cajuru e o povoado dos Tinocos, desmembrados de Pará de Minas; os de Itatiaiuçu e Conquista, desmembrados do município de Bonfim.

Foto: Prefeitura de Itaúna/Divulgação

Itaúna recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1975, o título de Cidade Educativa do Mundo, por causa da alta qualidade do ensino municipal e envolvimento da sociedade itaunense para a melhora dos índices de educação. Itaúna é a sede da Universidade de Itaúna com campi em Itaúna e Almenara. A instituição possui cerca de 8 000 alunos, que estudam diversos cursos de graduação e de pós-graduação.

contos das gerais

Anexos para downloads: