Itapagipe é uma cidade localizada na região do Triângulo Mineiro, cerca de 681 Km de Belo Horizonte. O município possui área de mais de 1.797 Km e 15.511 habitantes, conforme o IBGE de 2021.
A história de Itapagipe teve início em 1850 quando os primeiros habitantes, colonos procedentes da Serra da Canastra, foram em busca de aventuras e meios para residirem, já que eram negados onde viviam e por dificuldades à subsistência.
Com o decorrer dos anos, atraídos pela fecundidade das terras, muitas famílias foram chegando à então fazenda a Lajeado, de propriedade de Vicente Joaquim da Silva. Com a chegada de novos moradores, Vicente fundou uma capela em homenagem a Santo Antônio.
O nome da cidade significa pedra dura, devido as formações rochosas existentes na região, que economicamente é movimentada pelo agronegócio e agroindústria, especialmente produção de proteína animal, vegetal, etanol, açúcar, leite longa vida, genética avícola, agricultura familiar e turismo rural e náutico. Além disso, sedia indústrias multinacionais e possui um comércio forte.
Com clima tropical com duas estações bem definidas, os visitantes podem aproveitar as dezenas de cachoeiras, o Rio Grande e o lago da Hidrelétrica de Água Vermelha, onde se encontram ranchos.
As grandes festividades culturais de Itapagipe são a ExpoIta – festa agropecuária com shows e rodeios, o Arraiá do Lageado – festa junina e o Réveillon na Praça. Também se destacam o ItaNaFolia – carnaval da família, Encontro de Bandeiras – Festa de Reis, Encontro de Carros de Boi da Fazenda Barbosa além das festividades em comunidades rurais e religiosas.