Podcast Contos das Gerais: conheça Frutal, a cidade que nasceu sobre riachos cheios de frutas

Hoje vamos conhecer Frutal, município  localizado na região Sudeste de Minas Gerais a 600 km de Belo Horizonte, com 60 508 habitantes de acordo com o censo de 2021

História 

Os primeiros registros da cidade de Frutal datam a partir de 1736, quando, por ordem do comissário da Coroa Portuguesa, Martinho de Mendonça, foi aberta a Picada de Goiás, no trecho que saía de Pitangui, em MG, rumo ao noroeste. No entanto, não se sabe ao certo quem pisou na região primeiro, podem ter sido os bandeirantes portugueses ou os quilombolas africanos. Por volta do ano de 1835, Antônio de Paula e Silva, registrado como o primeiro morador do local,  se instalou na região, às margens do rio Grande, com sua família e seus escravizados. Antônio de Paula e Silva então construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo, ao redor da qual se formou um povoado. O local era passagem para os que transitavam de São Paulo para Goiás e Mato Grosso. Em seus primórdios, Frutal tinha como atividade econômica principal a criação pecuária para abastecimento de bandeiras e viajantes. Após o título de povoado, arraial, vila e distrito, em 4 de outubro de 1887 a cidade foi reconhecida como município. A história do nome Frutal, segundo o mito oral, está ligada a um fruto semelhante a jabuticaba que era encontrado em abundância  nas margens dos ribeirões da área. O fruto era chamado pelos moradores somente de Fruta, assim originou-se o nome Frutal.

Turismo

Igreja Mariz de Frutal MG – Foto: Altemiro Olinto Cristo

Frutal é uma cidade que possui pontos turísticos para todos os gostos. A Igreja Matriz do município foi recentemente restaurada e vale a pena ser visitada. A cidade também abriga o Parque Lagos, um ponto de encontro para aqueles que gostam de praticar esportes e passear com a família e apreciar os lagos. A zona rural de Frutal ainda é cheia de lindas e gostosas cachoeiras. 

Pesquisar