Podcast Contos das Gerais: Conheça Formiga, uma antiga rota do ouro

Formiga é uma cidade da região Centro-Oeste de Minas Gerais. Possui uma população de 67 540 habitantes

Os primeiros registros de desbravamento da região são datados à criação da Picada de Goiás, em 1737. Também chamada de Caminho de Goiás, era uma das Estradas Reais, que ligavam minas e permitiam explorar e escoar o ouro. Com o tempo, a Coroa proibiu, sob pena de morte, a criação de caminhos que chegassem às minas. A Picada de Goiás ligava São João del-Rei ao rio São Francisco.

De acordo com a tradição popular, o nome da cidade surgiu graças à denominação dada ao rio que a corta. Conta-se que um grupo de tropeiros passando pelo caminho, resolveu parar à beira do rio. Durante a noite, seu carregamento de açúcar foi atacado por formigas. Dado esse episódio, resolveram nomear o rio de Rio Formiga.

dsc00644 1

Foto: Câmara de Formiga/Divulgação

No esporte, possui um clube de futebol profissional: o Formiga Esporte Clube. A equipe já foi uma das mais fortes do interior de Minas e revelou para o futebol, o ex-atacante Henrique Frade, terceiro maior artilheiro do Flamengo de todos os tempos. Quando o jogador começou a se destacar, nos anos 50, o presidente do Formiga era José Luís Toscano de Brito, o “Dedeu” Toscano.

Resumão das Novelas

 

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: