Podcast Contos das Gerais: conheça Dom Joaquim, a cidade do sossego 

Hoje vamos conhecer Dom Joaquim, município com 4 535 habitantes localizado na Região Metropolitana de Minas Gerais, a 200 km de Belo Horizonte

História

No ano de 1770, chegou na cidade do Serro um boato de que o Rio do Peixe, localizado na região de Dom Joaquim, era um rio de muito peixe e ouro. Com isso, o português Domingos José da Silva se instalou na região, e é lembrado até hoje como o primeiro habitante da cidade. Domingos decidiu então construir uma capela dedicada a São Domingos, e em volta dela, se iniciou a formação do arraial que era conhecido como São Domingos do Rio do Peixe. Uma curiosidade, é que originalmente a vila foi construída no ponto mais alto da região, conhecido como “Alto da Palha”, já que na época acreditava-se que um grande dilúvio estaria por vir. Anos depois, em 1818, os moradores da cidade decidiram se realocar para a parte mais baixa, para facilitar o acesso à água. 

Turismo

Atualmente, a cidade de Dom Joaquim é sinônimo de sossego. É um destino procurado por turistas durante todo o ano em busca de tranquilidade. A cidade possui várias festas tradicionais cristãs, como por exemplo a Festa de São Domingos, o padroeiro da cidade,  Festa de São José, Festa de Santana e Semana Santa, com direito a tradicional encenação da Paixão de Cristo ao vivo. 

Além disso, Dom Joaquim faz parte do circuito da Serra do Cipó, então quem visitar a cidade tem a oportunidade de conhecer esse maravilhoso parque nacional, repleto de fauna, flora e cachoeiras. 

Pesquisar