Podcast Contos das Gerais: conheça Carmópolis de Minas, a capital do tomate em MG

Hoje vamos conhecer Carmópolis de Minas , cidade localizada a 122 km de Belo Horizonte, com 17.878 habitantes de acordo com o censo do IBGE de 2021

História

Antes de ser chamada de Carmópolis, o povoado era conhecido por Japão, de acordo com registros de 1862. Esse nome vinha da expressão “já há pão” pronunciada pelos bandeirantes ao serem acolhidos pelos habitantes locais. Ainda existe o povoado do Japão Grande perto da cidade, mas o município atualmente se chama Carmópolis de Minas, devido a sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo. Os primeiros habitantes da região foram indígenas dos povos Carijós, Goianazes e Cataguás. Em 1700, passaram pelo local os primeiros brancos, bandeirantes paulistas e portugueses, em direção ao sertão goiano. A maioria prosseguiu na sua jornada, mas alguns permaneceram, e plantaram alimentos para garantir o suprimento durante o regresso. Anos depois, a população havia crescido e se tornado um povoado. Em 1807 foi iniciada a construção da Igreja Matriz, e a região se desenvolveu. Em 1948 a cidade foi emancipada e se tornou a Carmópolis de Minas que é hoje. Atualmente a região possui 500 produtores agrícolas cadastrados, que juntos colhem cerca de 7 mil toneladas de tomate por mês. 

Turismo

Carmópolis de Minas conta com a Estação Ecológica Mata do Cedro, uma importante área de proteção e de preservação do bioma Mata Atlântica. A cidade também abriga a Serra da Laje, um local para aqueles que gostam de esportes radicais, como escalada e rapel. 

Igreja Matriz da cidade

Foto: Fernando Freitas

Pesquisar