Podcast Contos das Gerais: conheça Brazópolis, cidade que abriga o maior observatório astronômico do Brasil

Hoje vamos conhecer Brazópolis, cidade localizada a 450 km de Belo Horizonte,  na região Sul de Minas, com 14 410 habitantes de acordo com o último censo

HISTÓRIA

A história de Brazópolis se iniciou quando fazendeiros mineiros da região do Rio Verde, adquiriram terras onde hoje fica a cidade. Em 1810, o então vigário de Soledade de Itajubá, Delfim Moreira, tomou posse desta região em nome do bispo de São Paulo e celebrou a primeira missa no local. Após isso, o povoado foi se formando na região. Em 1926, a cidade passou a se chamar Brazópolis para homenagear Francisco Braz Pereira Gomes, pai do ilustre Presidente da República, Dr. Wenceslau Braz Pereira Gomes, que comandou o Brasil entre os anos de 1914 e 1918. Tanto ele quanto seu pai são naturais do município e pessoas ilustres. A cidade possui vários fatos curiosos. Um deles é que lá a escravidão já havia sido abolida quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, isso por que os fazendeiros de Brazópolis assinaram um acordo extinguindo a prática em 1887. Brazópolis também abriga o maior observatório astronômico do Brasil, localizado no Pico dos Dias. O equipamento foi financiado pela Agência Nacional Espacial Federal Russa (Roscosmos) e custou cerca de R$10 milhões. Ele comporta um telescópio que permite captar o lixo espacial do hemisfério sul. O município também é conhecido pelas suas festas, lá é celebrado o “Festival Romeu e Julieta”, em que são servidos ao público queijo e goiabada gigantes. Além disso, o carnaval da cidade é famoso pelos bonecos gigantes.

TURISMO

Brazópolis possui muitas opções de turismo. Para aqueles que querem conhecer a cultura da cidade, é possível visitá-la durante o carnaval ou o Festival Romeu e Julieta. Para os aventureiros, o município conta com a Pedra da Cruz, também conhecida como Falésia dos Olhos, um lugar muito popular entre os escaladores, pois apresenta um desafio devido a inusitada formação das rochas. Brazópolis ainda abriga o Mirante da Vó Cotinha, local onde existe uma rampa de voo, em que é possível voar de asa delta e parapente e inclusive já foi escolhido para vários campeonatos dessas atividades. E claro, para os amantes da ciência, é imperdível visitar Brazópolis e não conhecer o Observatório Astrofísico Nacional, o maior do país.  

Pesquisar