Podcast Contos das Gerais: conheça Barão de Cocais, o “Portal do Caraça”

Hoje vamos conhecer Barão de Cocais, cidade localizada na região sudeste de Minas Gerais, a 97 km de Belo Horizonte.

História

O atual município de Barão de Cocais foi fundado no início do século XVIII, por bandeirantes portugueses e paulistas que descobriram a região após descer o rio São João. O primeiro nome que o local recebeu foi São João do Presídio do Morro Grande porque o arraial nasceu ao pé de um extenso morro. 

Os bandeirantes então decidiram se instalar na região pois encontraram “Boa Pinta”, o que na época era sinônimo de minas de ouro. A notícia do tão cobiçado metal atraiu diversos indivíduos, que também se fixaram no local e acabaram formando uma vila. O primeiro bairro a surgir foi o bairro dos macacos, núcleo principal de Morro Grande.

Igreja Matriz de Barão de Cocais

Em 1764, iniciou-se a construção da atual Igreja Matriz São João Batista do Morro Grande, o primeiro projeto arquitetônico do renomado Aleijadinho, que esculpiu a imagem de São João Batista na porta de entrada e projetou o conjunto da tarja do arco-cruzeiro no interior da igreja. Foram gastos no total 21 anos para a construção da Matriz, que foi inaugurada em 1785.

Somente em 31 de dezembro de 1943, foi emancipado o distrito de Morro Grande, que pertencia a Santa Bárbara, passando a chamar-se Barão de Cocais, em homenagem ao Barão José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, que nasceu e viveu na antiga Vila Colonial de Cocais, atualmente um distrito de Barão de Cocais.

Turismo

Fazendo jus à fama de Portal do Caraça, ao visitar Barão de Cocais, é imperdível conhecer a Serra do Caraça, uma das mais famosas do Brasil. 

A serra abriga o belíssimo santuário do Caraça, dedicado a Nossa Senhora Mãe dos Homens, além de trilhas ecológicas, cachoeiras como Cascatinha e Cascatona, museu da antiga escola de meninos que funcionava no local, com uma biblioteca que possui um acervo de mais de 1400 livros dos séculos XVI, XVII e XVIII, pousada e restaurante. 

Cachoeira na Serra do Caraça

Além do Caraça, Barão de Cocais abriga a Serra da Cambota, a Serra do Garimpo e o complexo de cachoeiras de Cocais, que oferecem trilhas, escaladas para os profissionais, paisagens maravilhosas e cachoeiras super refrescantes e revitalizadoras. 

E para aqueles que não são muito esportivos, é possível visitar o Museu Histórico Fernando Toco, que fica em uma casa do século XVIII, onde morava José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, o Barão de Cocais. O museu conta com um acervo que revela a história do município.

Pesquisar