PMU finaliza infraestrutura e lança o quinto Distrito Industrial da cidade

Foto/André Santos/PMU


Estrutura do Distrito Industrial 5 foi entregue na noite de terça-feira (28) pelo prefeito Paulo Piau

Prefeitura de Uberaba finalizou esta semana a infraestrutura do Distrito Industrial 5 e realizou o lançamento do empreendimento. O novo distrito foi anunciado ainda no primeiro mandato do prefeito Paulo Piau (MDB) em 2015, mas só agora acabou consolidado.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, a demora para a consolidação do DI-5 ocorreu por causa da dificuldade para viabilizar a iluminação do local, mas o impasse foi resolvido com a PPP (Parceria Público-Privada) da iluminação pública. Foram instalados 47 postos e luminárias já com a tecnologia de LED.

Já o prefeito Paulo Piau (MDB) informou que o DI-5 conta com 26 lotes no total. Com o término da infraestrutura e também da iluminação da área, o chefe do Executivo afirma que as empresas agora podem dar seguimento à instalação no novo distrito. Piau afirma que oito empresas já estão com projetos aprovados e liberadas para começar as obras de implantação no DI-5, inclusive com doações de aprovadas no Legislativo. "A crise prejudicou um pouco, mas muitas empresas já estão se instalando e vão gerar emprego e renda para nossa população", destacou.

Serão instaladas no quinto distrito empresas de vários segmentos, como pré-moldados, fibra vidro, andaimes, contêineres, moveleiro, uniformes profissionais, entre outros. As oito empresas já autorizadas a se instalar, juntas, proporcionarão 271 empregos diretos e 425 indiretos, com investimentos somando R$15,8 milhões. O faturamento anual previsto é de R$45,6 milhões.

Com pendências ambientais resolvidas, DI-4 depende de recursos para estrutura

Enquanto o Distrito Industrial 5 avançou, o projeto do DI-4 ainda continua no papel. Custo para a implantação da infraestrutura e crise na economia são entraves que emperraram a consolidação do projeto até agora, conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes.

O quarto distrito foi anunciado na época do governo do ex-prefeito Anderson Adauto. A nova administração chegou a dar continuidade para o lançamento do DI-4 em 2017, porém havia problemas no licenciamento ambiental e o cronograma foi adiado. O secretário de Desenvolvimento Econômico posiciona que a questão da licença ambiental já está resolvida, mas agora é necessário viabilizar recursos para executar a infraestrutura básica e preparar o local para receber as novas empresas. Não foi informado o valor estimado para realizar o serviço.

Além disso, o titular da pasta argumenta que o DI-4 seria inicialmente focado exclusivamente em empresas de construção civil e o setor foi bastante impactado pela crise econômica do país, o que levou à queda na demanda e desistência de investimentos. "Como o segmento da construção já estava sofrendo muito com a estagnação da economia, preferimos construir primeiro o DI-5, que é misto e atende a outros segmentos", justifica.

Gomes informa que 20 empresas haviam sido contempladas inicialmente com áreas para instalação no DI-4, mas todas foram retomadas. Segundo ele, o trabalho para concessão dos terrenos no local será iniciado do zero, quando a infraestrutura no local for concluída. Apesar dos entraves, o secretário nega que o empreendimento tenha sido cancelado e afirma que a perspectiva é entregar o DI-4 antes do fim do governo. "O prefeito Paulo Piau quer entregar esse distrito até o fim do ano. Mas, claro, esse cronograma vai depender de como vai comportar a economia", encerra.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar