PM de Meio Ambiente apreende armas de fogo utilizadas para caça em Abre Campo

Entre os dias 31 de maio e 06 de junho, a Polícia Militar de Meio Ambiente estará comemorando a Semana Mundial do Meio Ambiente e já na tarde desse dia 31/05/2022, a equipe do Policiamento de Meio Ambiente compareceu á zona rural do município de Abre-Campo e cumpriu um Mandado de Busca e Apreensão em desfavor de um cidadão suspeito de estar atirando contra animais silvestres.

Na diligência, autorizada pelo Poder Judiciário, os militares lograram êxito em apreender 01 Espingarda da marca Boito calibre 12; 01 Revólver da marca Taurus calibre 38; 09 Cartuchos calibre 12; 08 Cartuchos calibre 38; pólvora e esferas de chumbo. O autor, que não possuía o registros das armas, foi preso em flagrante delito pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil onde o flagrante foi ratificado.

O Tenente Rodrigues afirmou que o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de junho, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar as pessoas e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

Durante a semana, tradicionalmente, a Polícia Militar desenvolve diversas ações visando orientar e conscientizar as pessoas quanto a importância de uma atuação conjunta na preservação do meio ambiente e ainda, realiza operações de combate aos crimes ambientais, dentre eles os ilícitos contra a fauna silvestre brasileira.

O Oficial afirmou que a ação ocorrida nessa terça-feira, foi desenvolvida em conjunto com o Ministério Público e ambas as instituições trabalham para coibir crimes e infrações ambientais e com essa ação, também colaboram para a redução da criminalidade violenta na zona rural, uma vez que essas armas poderiam ser furtadas e até mesmo serem utilizadas em crimes contra a pessoa.

Afirmou também que caçar, ou simplesmente abater animais silvestres na natureza é crime e essa prática contribui também para o desequilíbrio ecológico e traz inúmeros prejuízos para o próprio ser humano. E aproveitando a Semana Mundial do Meio Ambiente, devemos refletir sobre nossas ações, se estamos contribuindo para a preservação ou para com a destruição do meio ambiente do qual fazemos parte.

O Comandante do Policiamento de Meio Ambiente de Manhuaçu informou que as atividades delituosas e suspeitas contra o meio ambiente podem ser denunciadas diretamente aos militares ou pelo telefone 181 do disque denúncia, a ligação é gratuita e o sigilo é garantido.

As informações são do Portal Tribuna do Leste

 

Pesquisar