Nessa quinta-feira (12), a Polícia Federal fechou uma empresa que realizava a extração de ouro de maneira irregular em Garambéu, na região da Zona da Mata.
A operação contou com a participação da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da Polícia Militar Ambiental de Barbacena, na região do Campo das Vertentes, e teve como objetivo combater os crimes contra o meio ambiente e de uso ilegal de patrimônio da União.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, a empresa, que não teve o nome divulgado, havia colocado três balsas no Rio Grande, para a atividade de garimpo.
Além disso, a Polícia Militar informou que foram localizados vários objetos e equipamentos de garimpo, como duas bateias, três cintos de chumbo, 11 carpetes e 24 roupas de mergulho.
O proprietário da empresa ainda não foi encontrado. Já os operadores das máquinas e os mergulhadores, sendo um total de 11 funcionários, foram ouvidos pela polícia e depois liberados.
A PF informou que as investigações vão continuar para a identificação do montante de ouro que já foi extraído, além da extensão da degradação do meio ambiente e os responsáveis.
Veja as fotos:
(com supervisão de Patrícia Marques)