Quando a camada asfáltica da ponte estiver finalizada, serão colocadas as sinalizações
A ponte velha, que liga os municípios de Timóteo e Coronel Fabriciano, já recebe camada asfáltica sobre a sua estrutura. Esse é um dos poucos serviços que faltava para que a reforma da ponte seja concluída e liberada para o trânsito.
A entrega das obras está marcada para segunda-feira (20), mesmo dia do aniversário de Coronel Fabriciano. Após a finalização das obras de asfaltamento, ainda ficará faltando colocar as sinalizações e a iluminação, sendo que está última será de responsabilidade da administração municipal de Timóteo.
Liberação
O anúncio da liberação da ponte velha ocorreu após o superintendente do Dnit, Sergio Garcia, e o deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) visitarem as obras da ponte velha, no dia 9. O superintendente fiscalizou a situação das obras e concluiu que seria possível liberar o trânsito na ponte até o dia 20 deste mês.
A ponte está interditada completamente desde janeiro de 2019, para sua reforma.No dia 8 deste mês, o Dnit informou ao Diário do Aço que a reforma da ponte incluiu reforço estrutural da fundação, pilares e vigas e modificação na geometria da ponte com inclusão de passeio na lateral direita.
O Dnit também ressaltou no dia 8 que a parte estrutural da ponte já foi executada e que se encontrava na parte de acabamento (pavimentação, sinalização e acabamento de obras complementares) e recuperação ambiental.
Entenda
No dia 15 de agosto de 2019, o Diário do Aço divulgou que os serviços que envolvem a infraestrutura da ponte já haviam sido concluídos. E que, no projeto da obra, a ponte foi redimensionada para 45 toneladas e poderá receber caminhões e carretas de qualquer porte. As etapas da reforma foram compreendidas em infra, meso e superestrutura. A empresa responsável pelos serviços na ponte velha é a Vereda Engenheira Ltda.
A construção de alças de acesso da ponte para o contorno rodoviário da BR-381 não foi contemplada na licitação. Para construir os acessos, será necessário um novo processo licitatório.
Investimento
O valor da obra é de R$ 9,8 milhões, segundo informado pelo superintendente regional do Dnit, Fabiano Cunha, no dia da assinatura da ordem de serviços, que ocorreu em 26 de novembro de 2018. A previsão de durabilidade da obra é de 30 a 40 anos.
No dia 10 de janeiro de 2019, a ponte que já funcionava com restrições de carga, foi interditada completamente para a execução dos serviços da empresa responsável. Com essa medida, acabou sobrecarregada a ligação pela ponte Mariano Pires, que interliga o trevo do bairro Alegre, em Timóteo, ao Centro de Coronel Fabriciano, e que passou a receber todo o tráfego entre as duas cidades.
Postado originalmente por: Diário do Aço