A região do Alto Paranaíba já recebeu mais de R$ 2,3 milhões para o combate contra o novo coronavírus
O Ministério Público Federal (MPF) e a Justiça Federal doaram mais de R$ 1,4 milhão para Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba. O valor será destinado a ampliação da quantidade de leitos de UTI e outras melhorias do hospital de campanha do município.
Por meio de acordo judicial homologado pela 2ª Vara Federal da Subseção de Patos de Minas, a procuradoria da república conseguiu a quantia, que foi transferida a cidade pelo Conselho de Segurança Pública do município. Em parceria com o MPF, o conselho mantém uma conta exclusiva para depósito e aplicação desses valores.
Em reunião com a procurada da República, Polyana Washington de Paiva Jeha, a prefeitura de Patos de Minas apresentou um plano de ampliação de leitos para atendimento de pacientes com Covid-19.
O projeto visa a instalação de 69 pontos de oxigênio, vácuo e ar comprimido, aquisição de mais 10 leitos de UTI, equipamentos e mobiliários necessários para esses leitos, além da aquisição de testes rápidos.
No entanto, após essa doação, vai ser necessário uma prestação de contas da utilização dos recursos. O documento deverá ser encaminhado à procuradoria em até 90 dias.
Vale ressaltar que o hospital de campanha da cidade oferece 46 vagas, sendo 20 leitos de UTI, dez leitos intermediários com respiradores e 16 leitos clínicos. Porém, todos estão ocupados.