Para atender aumento do número de pedintes, Seds reforça estrutura

Foto/Jairo Chagas


Pessoas em situação de rua aproveitam os semáforos da cidade para pedir ajuda entre os veículos

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o número de pessoas pedindo ajuda nas ruas de Uberaba chama a atenção. No entanto, sete instituições estão capacitadas para atender quem esteja em situação de rua ou em condição de extrema vulnerabilidade, por meio de parceria firmada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

Destas sete instituições capacitadas pelo município, apenas uma atende somente mulheres. Isto porque, segundo a pasta, a maioria das pessoas em situação de rua é do sexo masculino. Neste sentido, houve trabalho para ampliar o número de vagas destinadas a homens. Antes eram 87 vagas e, com a pandemia, a Seds aumentou em mais 48 as vagas, que serão destinadas a estas pessoas em situação de rua. No que tange aos migrantes itinerantes, a pasta informa que a Casa de Passagem está atendendo com capacidade de até 20 pessoas, porém a ocupação diária, em média, é de oito pessoas.

Quanto ao fornecimento de passagens a estas pessoas, estão sendo ofertadas via guichês, com horários específicos de ônibus e trajetos, no posto Graal. Caso não seja possível, a Seds está disponibilizando outro tipo de transporte. “Sempre com o cuidado de levar o usuário ao familiar ou pessoa de referência, ou até mesmo à instituição de referência de outro município”, informa a pasta, por meio da assessoria de comunicação. Além disto, a Abordagem Social está funcionando diariamente das 8h às 18h, de segunda a sexta; três vezes por semana, das 18h à meia-noite, e nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar