Pandemia não afeta a busca por alvarás de construção na PMU

Foto/Reprodução


Secretário de Planejamento Nagib Facury diz que volume de alvarás emitido este ano deve superar 2019

Secretaria de Planejamento emitiu 1.144 alvarás de construção, entre janeiro e novembro de 2020. Os números estão bem próximos ao registrado em 2019, quando foram 1.216 emissões do documento, contando o mês de dezembro. Ao longo dos quatro últimos anos, foram liberados 4.305 alvarás de construção.

Em relação ao Habite-se, o levantamento da Seplag aponta para a emissão de 709 documentos entre janeiro e novembro de 2020. Essa certificação assegura que o imóvel está pronto e pode ser habitado com segurança.

E a partir da emissão do documento é possível ter a comprovação de que a construção ou a reforma realizada obedeceu à legislação municipal desde o seu licenciamento até o cumprimento das obrigações discriminadas no Alvará de Construção.

No entanto, o número de Habite-se é bem menor que o contabilizado no ano passado pela pasta, quando foram 1.032 documentos emitidos pela Seplag. Já nos últimos quatro anos, foram 3.311 Habite-se certificados em Uberaba.

Secretário se mostra otimista e diz que números já revelam recuperação

Para o secretário de Planejamento, Nagib Facury, a quantidade de alvarás de construção emitida este ano deve bater o de 2019. Além disso, ele acredita que só não serão maiores que o ano anterior em razão da pandemia. Isso porque houve uma desaceleração do setor da construção civil, principalmente entre os meses de março, abril e maio. Em relação aos Habite-se, a quantidade também está dentro do esperado pela pasta.

De acordo com Nagib Facury, os números são acompanhados de perto, mês a mês, e considerados de extrema importância para a pasta, pois são o retrato da economia de Uberaba. “E reflete toda a cadeia produtiva da construção civil”, informa.

Ainda de acordo com ele, a pandemia prejudicou a emissão dos alvarás de construção e, consequentemente, de Habite-se mas, pelos números dos últimos meses, estão em crescimento e já mostram uma recuperação.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar