Pandemia deixa Porto Seco de Uberaba lotado de mercadorias

Foto/Jairo Chagas

Mais de quatro mil carros estão parados no Porto Seco de Uberaba à espera do desembaraço por parte das empresas

Estação Aduaneira do Interior (Eadi/Porto Seco) de Uberaba registra volume de mercadorias acima de sua capacidade. De acordo com números obtidos junto à Delegacia Regional da Receita Federal, a área abriga mais de quatro mil veículos, além de centenas de contêineres carregados de produtos.

De acordo com o delegado regional Sizenando Ferreira, o Porto Seco pode atingir o pico da capacidade até o fim de agosto e meados de setembro. Conforme explica, o alto volume é decorrente das empresas brasileiras – maior parte dos segmentos do comércio e da indústria – que já haviam fechado contrato de importação e, por causa da pandemia, reduziram ou paralisaram as atividades e, com isto, não tiveram onde estocar os produtos importados. “A alternativa foi deixarem entreposto no Porto Seco de Uberaba e, quando voltar à normalidade, fazem o desembaraço, ou seja, pagando o imposto e nacionalizando os produtos”, explica.

Por outro lado, a Estação Aduaneira contabiliza recuo nos registros de importação e exportação em Uberaba. Segundo balanço, entre janeiro e maio ocorreram 2.113 importações, o que gerou uma movimentação financeira de mais de US$313,3 milhões. No entanto, o valor é 6,84% inferior ao contabilizado no mesmo período do ano passado. Ainda segundo o balanço, nos primeiros cinco meses deste ano foram realizadas 170 exportações, que totalizaram US$7,9 milhões. O montante é 37,5% menor que o registrado em nos primeiros cinco meses de 2019.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar