Pandemia de Covid-19 reforça conceito de saúde única

A partir da pandemia de Covid-19, disseminada com a propagação do novo coronavírus, deverá ganhar força o conceito de saúde única, que envolve ao mesmo tempo os humanos, os animais e o meio ambiente. A opinião foi manifestada pelo presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Coronel Henrique (PSL), em audiência pública nesta segunda-feira (1/6/20). A reunião foi a segunda desta data, em que o Parlamento mineiro inaugurou a realização de audiências de comissões pelo sistema remoto, a exemplo do que já vem sendo feito nas reuniões de Plenário.
A reunião teve por objetivo debater os impactos da pandemia de Covid-19 nas agroindústrias de Minas Gerais, assim como as medidas de biossegurança para o funcionamento do setor e a manutenção do abastecimento no Estado.
“O mundo aprendeu a enxergar os inimigos invisíveis. Ganha valor a saúde e o conceito de saúde única, humana, animal e ambiental, integradas. A ciência ainda não tem respostas, daí a importância da prevenção e da ação fiscalizatória sanitária para mitigar esses riscos para as futuras gerações”, afirmou o deputado Coronel Henrique. A manifestação do presidente da comissão foi encampada pelo diretor-técnico do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Bruno Rocha de Melo, convidado que participou presencialmente da audiência pública.
Coronel Henrique defendeu também a contratação de concursados pelo Governo do Estado e a ampliação de vagas em órgãos públicos do setor, como a Emater, empresa de Extensão Rural do Estado, a Epamig, empresa de pesquisas agropecuárias, e o próprio IMA.
O diretor-técnico do instituto concordou com a necessidade de reforçar os quadros, “a despeito das dificuldades financeiras”. E ressaltou que, devido à pandemia, o Governo do Estado “fez um esforço para contratar temporariamente 57 novos médicos veterinários para o instituto, até o final do ano”.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar