Opinião Silvio França: Secretarias que só dizem não para o esporte e a cultura deviam ser extintas

Diante dos acontecimentos dos últimos dias, quando promotores de eventos esportivos e culturais relataram dificuldades que vem tendo em Divinópolis para realizar suas ações, algumas que inclusive já acontecem há décadas, o apresentador do Programa “Bom Dia Divinópolis”, Sílvio França, fez editorial criticando secretarias da Prefeitura que consomem seu orçamento apenas pagando cargos comissionados, sem prestar nenhum tipo de serviço ao cidadão.

 

 

O apresentador cita fatos recentes como a ida do Festival Unidance para Itaúna, da Copa de Moutain Bike para Carmo do Cajuru e a quase não realização da Copa de Judô, que só vai acontecer porque o SESI cedeu espaço.

Sílvio França afirma que “As secretarias de cultura e esportes hoje não tem orçamento para fazer praticamente nada, apenas mantêm funcionando os equipamentos como teatro, escola de música e biblioteca, no caso da cultura e escolinhas e pequenos eventos no caso do esporte. Tarefas que funcionam no piloto automático, não precisando de um Secretário. Os concursados já seriam suficientes para que estas rotinas não deixassem de existir. São secretarias que se auto consomem. Os salários dos desnecessários secretários e diretores nomeados seria suficiente para apoiar algumas ações na cidade”.

Os eventos que foram transferidos para outras cidades movimentam cerca de 2 mil pessoas e somente o Unidance, no ano de 2017, trouxe pelo menos mil bailarinos para a cidade, o que movimenta a economia local já que dormem em hotéis, consomem em restaurantes, usam o trasporte e fazem compras no comércio. Há ainda o impacto social dos mesmos já que oferecem oportunidades de lazer, valorizando o esporte e a cultura.

Em todas estas ações, os organizadores não pediram dinheiro para a Prefeitura, apenas a cessão do espaço, e ainda assim este foi negado. No caso da Copa de Judô e do Unidance, queriam cobrar uma taxa de 105 reais para uso do Ginásio Poliesportivo.  

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar