Onda roxa: está proibido o uso de praças e espaços públicos para a prática esportiva e de atividades físicas

Para dar cumprimento à determinação do governo Minas Gerais, que colocou Uberaba, assim como toda a região do Triângulo Sul, na Onda Roxa do "Minas Consciente", a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) informa que, a partir deste domingo (7), os espaços esportivos Parque das Acácias (Piscinão), Complexo Esportivo Professor Murilo Pacheco de Menezes, Mirante e Arena Funel estarão fechados para o público. A Funel abrirá apenas para vacinação.

Veja o que determina a onda roxa em Minas Gerais

As academias e clubes também ficam fechados, assim como está proibida a utilização de praças e demais espaços públicos para a prática de atividades esportivas e físicas. Estão proibidas, ainda, reuniões e encontros entre pessoas que não moram sob o mesmo teto. Ou seja, aulas de atividade física, mesmo que personalizadas, somente podem ocorrer de forma remota.

Para o presidente da Funel, Edgard Silva Júnior, o momento da pandemia pelo qual a cidade está passando, com altas taxas de contaminação e internações, justifica a medida. “Estamos todos cansados de tantas restrições, principalmente nós que dependemos do esporte e da atividade física para sobrevivermos, mas precisamos preservar nosso sistema de saúde. Precisamos fazer mais esse esforço, sob o risco de não termos mais capacidade de atendimento em nossos hospitais”, explicou o presidente.

De acordo com a Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 estadual, as restrições impostas pela Onda Roxa têm validade de 15 dias.

LOCKDOWN EM UBERABA

Com o ato do governo estadual, só será permitido o funcionamento de serviços essenciais nos 27 municípios do Triângulo Sul pelos próximos 15 dias. Supermercados e farmácias poderão abrir, mas o horário de atendimento será apenas até 20h devido a toque de recolher. Demais lojas do comércio, bares e restaurantes ficarão fechados no período, sendo autorizado somente o atendimento exclusivo por delivery também até 20h.

Além disso, a entrada na onda roxa e o endurecimento das regras estabelece o toque de recolher entre 20h e 5h da manhã. Nesse intervalo, só será permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão nesse intervalo deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Fica também proibida a circulação de pessoas sem máscara em qualquer espaço público ou privado, bem como a circulação de pessoas com sintomas de gripe.

Ainda estão proibidas a realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que morem em casas diferentes. Eventos públicos ou privados de qualquer tipo estão impedidos nos municípios da região.

Em coletiva de imprensa ontem, a prefeita Elisa Araújo acrescentou que as aulas presenciais também estarão suspensas totalmente em Uberaba pelos próximos 15 dias.

Quanto aos templos religiosos, a princípio está permitido apenas o atendimento individual dos fiéis e as celebrações deveriam ser suspensas a partir de hoje. Lideranças evangélicas pleiteavam a autorização para manter os cultos com limitação de público e normas de distanciamento social, mas a Prefeitura não havia acatado a proposta até o momento.

Em relação à rodoviária e ao aeroporto, a chefe do Executivo declara que não haverá o fechamento e nem o impedimento da circulação de passageiros. Segundo ela, barreiras sanitárias foram instituídas para monitorar a entrada e saída de pessoas da cidade.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar