Obras de duplicação e ampliação da BR-135, são inauguradas nesta segunda-feira (23), pelo governador Romeu Zema

A rodovia que deve chegar a 90 quilômetros até o final do ano de 2023, já tem 65 quilômetros duplicados de Corinto a Curvelo.

Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

A BR-135, que liga Montes Claros a Curvelo, no Centro e Norte de Minas, está passando por um processo de duplicação. Até o momento, 65 quilômetros já foram duplicados, e a previsão é que até o final do ano esse número chegue a 90 quilômetros. A rodovia é um importante corredor viário de longa distância, com mais de 300 quilômetros de extensão, e é administrada pela concessionária Eco-135 desde 2018.

Durante a inauguração do trecho duplicado, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou a importância da obra para o desenvolvimento da região e ressaltou que a estrada encurtará o tempo de viagem entre Belo Horizonte e Montes Claros em 2 a 3 horas, oferecendo mais conforto e segurança aos motoristas.

A concessão da Eco-135 prevê investimentos de R$ 3,6 bilhões ao longo de 30 anos, abrangendo várias cidades e trechos de rodovias na região. Desde o início da operação, a concessionária já realizou obras de reabilitação e recuperação do pavimento, além de construir faixas adicionais, passarelas, pontes e viadutos. Mais melhorias estão previstas, incluindo a entrega de passarelas, pontes e viadutos adicionais até dezembro de 2023.

As melhorias realizadas beneficiarão não apenas os mais de 630 mil habitantes da região, mas também os milhares de veículos que circulam diariamente pelo trecho. O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou a importância do pedágio para financiar as melhorias na rodovia.

O diretor-superintendente da Eco-135, Silvio Caldas, elogiou o sucesso da concessão e enfatizou a magnitude das obras realizadas, ressaltando que a duplicação da BR-135 é considerada a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil. Além disso, ele mencionou os planos futuros, incluindo a duplicação de mais de 40 quilômetros no trecho entre Bocaiúva e Montes Claros, e a implantação do anel viário de Montes Claros para desviar o tráfego de veículos pesados do centro da cidade.

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