O Rádio Hoje | Reportagem da BBC News mostra crescimento da audiência de rádio e queda no uso de serviços de streaming de música

São Paulo – Situação observada no Reino Unido colabora com o panorama mostrado pelo tudoradio.com em outros países do mundo. Consumo de rádio via internet tem crescido

A crise do coronavírus fez com que as autoridades sanitárias recomendassem à população o isolamento. Em países da Europa, que contam com números alarmantes de casos de contaminação e mortes, as restrições à circulação são ainda mais severas. Esse fato fez com que as pessoas passassem a ouvir mais o rádio em suas casas em detrimento aos aplicativos de música. Em uma matéria publicada pelo tudoradio.com na terça-feira (31), foi detalhado como o coronavírus afetou o setor comercial de rádios em várias partes do planeta.

Essa tendência é apontada pelos principais grupos de comunicação de Londres. A Global, responsável pela Capital FM e da emissora de TV LBC, ressaltou que sua audiência online aumentou em cerca de 15%.”Esses números indicam que o público está se voltando para o rádio em tempos de crise”, disse uma porta-voz da Global.

Já a gigante BBC, divulgou que a transmissão de suas emissoras de rádio tem registrado um aumento de 18% desde a semana passada. O diretor de rádio e educação da BBC, James Purnell, explicou. “As pessoas se voltam para nós durante eventos significativos para nossas notícias e análises, mas também para música, entretenimento e companhia. Na semana passada, vimos gravações ao vivo na BBC Sounds”, comentou Purnell.

Os números compartilhados pela BBC e pela Global são de suas próprias plataformas de streaming online. A Radio Joint Audience Research (Rajar), a organização oficial que mede números de escuta de rádio no Reino Unido, ainda não divulgou seus últimos números.

Nos Estados Unidos

Já nos Estados Unidos, os dados de duas empresas de análise de audiência mostram que o uso de aplicativos via streaming de música teve, como o Spotify, uma retração de 8%. De acordo com o monitor confiável da indústria musical BuzzAngle, o streaming de música nos EUA entre 13 e 19 de março caiu 8,8% em comparação com a semana anterior.

A revista Rolling Stone, que usa um provedor de dados diferente, a Alpha Data, disse que os fluxos caíram 7,8%. “Menos pessoas estão indo para o trabalho ou indo para a academia e as lojas que usam o Spotify como música na loja estão fechando as portas. As pessoas que transmitem música no escritório também parecem estar desligando e assistindo à Netflix, e há um grande aumento na audição por rádio – sugerindo que estamos buscando companhia junto com a nossa música”, ressaltou uma reportagem da revista norte-americana.

Mas nem todos os serviços são igualmente afetados

O site de música clássica Primephonic disse que a transmissão aumentou cerca de 20% desde que medidas de isolamento foram introduzidas na Europa e que qualquer queda no streaming não deve significar menos dinheiro para os músicos. “Os royalties de streaming são calculados a partir de uma porcentagem fixa da receita total de assinantes – portanto, mesmo que menos músicas sejam tocadas, o pote de dinheiro permanece o mesmo”, disse responsável pelo site.

Uso da Internet

As pessoas no Reino Unido voltaram sua atenção on-line para sites de tutoria, política, programas de televisão e jardinagem, de acordo com a empresa de segurança cibernética Cloudflare. A empresa monitora o tráfego on-line para mais de 25 milhões de sites que pagam por suas proteções contra ataques cibernéticos.

No entanto, alguns dos maiores sites do mundo, incluindo Amazon, Facebook, Google, Netflix, Pornhub e YouTube, não usam o serviço e não estão incluídos em seus números. Segundo o levantamento, o maior aumento no tráfego em março, em comparação com fevereiro, foi observado por sites focados em:

O rádio no Reino Unido:
Audiência via plataformas digitais já representa 58,5% do total do meio rádio no Reino Unido. DAB+ ultrapassa o FM analógico 

aulas particulares (até 400%)
política – incluindo partidos políticos e fóruns (até 320%)
programas de televisão – excluindo Amazon Prime, BBC iPlayer e Netflix (um aumento de 210%)
jardinagem (até 200%)
educação infantil (até 160%)
Cristianismo (até 140%)
informações e discussão de jogos de tabuleiro (até 140%)

Por Tudo Rádio 

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