O brasileiro Paulo Tonet Camargo é eleito o novo presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR)

Com mandato até 2025, vice-presidente de relações institucionais do Grupo Globo, Camargo ficará no comando da AIR

A AIR, entidade que reúne 17 mil emissoras comerciais de rádio e TV das três Américas, elegeu, nesta terça-feira, (3), seu novo presidente. O cargo ficará sob comando do brasileiro Paulo Tonet Camargo, vice-presidente de relações institucionais do Grupo Globo. Seu mandato é de dois anos e ele entra para substituir o argentino Eugenio Sosa Mendoza, do Grupo Clarín. 

Em seu discurso, Tonet afirmou que está determinado a combater qualquer tipo de censura ou ameaça aos veículos de comunicação. “Não tenho medo de ditadores e nem de ditaduras”, afirmou ele , que completou: “eles são pequenos e passam. Sempre passaram, e, historicamente, o jornalismo profissional e independente de nossas emissoras continuou e aqui está, porque somos grandes no mister e na responsabilidade de nossas atividades. E haveremos de continuar, porque temos consciência de nosso papel como pilar da democracia”.

Tonet também afirmou ser a favor de uma regulação das big techs para equilibrar a concorrência entre os veículos de comunicação e as plataformas de tecnologia. “O mínimo de regulação para equilibrar esta concorrência regulatória deve acontecer. E esta é uma das pautas centrais da associação”, defendeu ele. 

A eleição aconteceu  por aclamação em um hotel no Rio de Janeiro, durante a 49ª Assembleia Geral da AIR, que reuniu delegações de empresários e radiodifusores da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

Pesquisar