O abandono do Restaurante Popular

Placa da Prefeitura informa obra do complexo viário na avenida sanitária, mas esconde o descaso e abandono do Restautante Popular, que hoje está entregue ao lixo e aos moradores de rua – Fotos: Paulo Rodrigues

Quem passa na porta do Restaurante Popular atualmente não consegue associar o que vê com o que há pouco mais de três anos era o local.
A estrutura do prédio foi completamente danificada, sendo que o telhado corre o sério risco de desabar. O lixo tomou conta do local, com a presença de animais venenosos que levam perigo para quem mora ou usa o lugar.
Inaugurado em 2008, o restaurante servia 1.200 refeições diárias pelo preço de 1,00 e utilizava em sua cozinha produtos que vinham dos produtores locais valorizando em muito a agricultura familiar da região.
Em 2016 o prédio foi Interditado pelo Corpo de Bombeiros para um ano depois ser completamente fechado. Desde esse período virou residência de moradores de rua e a cada dia que passa, o prédio, que um dia serviu de grande apoio social para a população de baixa renda, fica mais abandonado, causando preocupação, tristeza e indignação da população. Uma placa na porta do prédio indicando que uma obra da Prefeitura está sendo realizada na avenida Sanitária não condiz com o que se pode ser observado no interior do local.
A sensação de descaso e abandono do lugar tem gerado revolta na população. Um dos feirantes que trabalha no mercado e não quis se identificar diz que o pior é a sensação de insegurança para quem trabalha ou mora perto do Mercado. E um morador da Vila Brasília diz que a sensação de insegurança é grande.
– Aqui a gente termina o serviço e tem que ir embora muitas vezes na boca da noite com medo de passar e ser atacado por alguém já que tem muita gente aproveitando o local para usar droga – afirma o senhor José Dermeval.
Para ele, quem conheceu o restaurante popular no seu auge de funcionamento não pode esconder a tristeza do que vê agora.
– É realmente muito triste ver a situação que se transformou um lugar que ajudou durante muito tempo os de menores condições e agora olhar pra ele completamente abandonado – diz Dermeval.
Por meio de sua assessoria, a Prefeitura informou que “o Restaurante Popular foi fechado na gestão anterior por irresponsabilidade na manutenção do mesmo, havia riscos de explosão e o corpo de bombeiros determinou seu fechamento. A reestruturação necessita de recursos de cerca de 3 milhões de reais e mais cerca de 2 milhões por ano para a sua manutenção, o que inviabiliza qualquer ação no momento atual. ”
Enquanto nada pode ser feito, a população e os moradores tem que conviver com o lixo, o descaso, a insegurança e o abandono do que um dia foi o Restaurante Popular.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar