O Censo Mineiro de Startups apontou crescimento acelerado no setor de inovação tecnológica no estado. A pesquisa foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), por meio do programa Hub Minas Digital. Segundo o levantamento, realizado no final do ano passado, o número de startups e demais empresas de base tecnológica cresceu 556 % desde 2010. A estimativa é que há 1.050 novas empresas mineiras atuando em segmentos como TI, serviços profissionais, científicos ou técnicos, saúde, educação, agronegócio e vendas por varejo e atacado
região metropolitana de Belo Horizonte lidera o ranking de concentração das startups, com 41 por cento, seguida pelo sul de Minas e Triângulo Mineiro. Um dos empreendedores é o Marcos David que, em 2015, fundou a startup Dágora, uma plataforma de ensino à distância, em Santa Rita do Sapucaí, no sul mineiro. O empresário conta que, além de orientação, o governo mineiro também facilita conexões, que são fundamentais para quem é novo no mercado:
“Durante o SEED, por exemplo, a gente participou da terceira rodada, o número de empreendedores de fora do Brasil e de fora do nosso estado foi bem grande, o que ajuda a gente com conexões em outros lugares. A gente cria fortes laços em curto espaço de tempo, onde a gente acaba sentindo que a nossa empresa tem filiais no Brasil inteiro, que são esses empreendedores que a gente conhece, sabe, então isso é muito importante também”.
Para mais informações sobre como participar do Hub Minas Digital e sobre o Censo Mineiro de Startups, dois sites podem ser acessados:www.tecnologia.mg.gov.br e www.minasdigital.mg.gov.br.