Número de casamentos e separações caem em Uberaba durante a pandemia

Número de casamentos civis realizados em Uberaba caiu cerca de 53% na comparação de janeiro e agosto de 2020 com o mesmo período do ano passado, conforme dados da Central de Registro Civil de Minas Gerais (CRC-MG) repassados pelo Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil).

 

Entre 1º de janeiro de 2019 e 27 de agosto do mesmo ano, foram 762 casamentos civis na cidade. Em 2020, no mesmo período, contabilizou-se 356. O Recivil, no entanto, pondera que os números de 2020 podem ser diferentes, já que o cartório tem até dez dias, após a celebração do casamento, para informar a ocorrência dele. Diante do receio de contaminação, a queda das celebrações é resultado da pandemia da covid-19, analisa a auxiliar de cartório Taymara Cruz. “A gente acredita que isso pode ser restabelecido de uma forma gradativa a partir da descoberta da vacina”, visualiza.

Conforme Cruz, atualmente, o processo de habilitação de casamento pode ser realizado presencialmente, desde que seguidas regras. Há também a possibilidade por videoconferência, entretanto, a modalidade não é realidade em Uberaba. A quantidade de união estável também diminuiu. Entre janeiro e julho de 2020 foram 161 – 79 a menos do que os 240 ocorridos no mesmo intervalo em 2019, informa o Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG).

Por outro lado, menos uberabenses estão se separando, já que o encolhimento também foi acompanhado pelos registros de divórcio direto e dissolução de união estável, mostra o CNB/MG.

Segundo o Colégio, o montante de dissolução de união estável teve queda de 33%, passando de 46 (2019) para 31 (2020), na comparação do acumulado dos primeiros sete meses. Já os divórcios diretos caíram de 60 (2019) para 39 (2020), também quando comparado janeiro a julho.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar