imageminovamidia

Horas

Minutos

Segundos

NOTA DE REPÚDIO: AMIRT repudia ataques feitos à equipe de jornalistas do Grupo Bandeirantes

Clique aqui para baixar a nota.

A Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) vem, por meio desta, expressar de forma veemente o seu repúdio contra os ataques feitos à equipe de jornalistas do Grupo Bandeirantes, nesta quarta-feira (9), durante a cobertura das manifestações de policiais e bombeiros em Minas Gerais, no Centro de Belo Horizonte.

A AMIRT lamenta que tais ataques ocorram contra profissionais da imprensa e considera extremamente grave que um protesto realizado por integrantes de forças de segurança tenha a mancha de violência justamente por quem deveria zelar pela integridade física da população.

A AMIRT e suas emissoras associadas desejam a pronta recuperação dos jornalistas Caio Tárcia, da Rádio BandNews, e de Laura França, da TV Band Minas. Exames indicaram trauma auditivo momentâneo sem lesões permanentes.

Também esperamos a apuração firme com o propósito de identificar e punir os responsáveis pela agressão, destacando o fato de que a Justiça Estadual já havia determinado a proibição do porte de arma durante o protesto.

Conforme a declaração de Chapultepec (1994):

I – Não há pessoas nem sociedades livres sem liberdade de expressão e de imprensa. O exercício dessa não é uma concessão das autoridades, é um direito inalienável do povo.

II – Toda pessoa tem o direito de buscar e receber informação, expressar opiniões e divulgá-las livremente. Ninguém pode restringir ou negar esses direitos.

Luciano Pimenta C. Peres
Presidente da AMIRT