Nota de falecimento: morre um dos responsáveis pela disseminação da televisão no Vale do Aço

Faleceu na última sexta-feira (22), em Ipatinga, vítima de um infarto, um dos responsáveis pela disseminação da televisão no Vale do Aço, o grego Pavlos Mihail Hatzidakis, aos 78 anos.

Pavlos era especialista em eletrônica e funcionário da Usiminas. Na década de 1970, ele se dedicou à retransmissão do sinal de televisão na cidade.

A Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) lamenta a morte de Pavlos e reconhece o importante trabalhou que ele desempenhou pela comunicação mineira. Neste momento de consternação, a entidade deseja condolências a todos os familiares e amigos do especialista.

Pavlos foi o responsável por levar o sinal de tv a Ipatinga
Pavlos, especialista em eletrônica, foi responsável por propagar o sinal de tv ao Vale do Aço

Trajetória

Pavlos e o Vale do Aço Nascido em Atenas, Pavlos veio para o Brasil no período do pós-guerra na década de 1940. No Vale do Aço, Pavlos foi um dos responsáveis pela retransmissão da extinta TV Itacolomi, de Belo Horizonte. Especialista em eletrônica, Pavlos trabalhou no primeiro repetidor de sinal de TV do município, instalado no morro do bairro Santa Mônica. O empresário Silas Augusto da Costa e o contabilista Willian Saliba foram responsáveis pela instalação do aparelho caseiro, que posteriormente foi assumido pela Prefeitura de Ipatinga. Com escassa tecnologia, o sinal de TV oscilava constantemente e Pavlos sempre estava a postos para garantir o reparo, especialmente nos dias de chuva. O técnico montou o segundo retransmissor dentro da área da Usiminas.

Pavlos morava no bairro Bela Vista, era separado e deixou uma filha, Alike Amélia Givisiez Hatzidakis.

Com informações Diário do Aço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar