Norte de Minas pleiteia recursos da concessão da malha ferroviária pelo governo federal

Foto:Portal Vintv

Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) decidiu pedir ao Governo Federal que o Norte de Minas seja beneficiado com os R$ 12 bilhões da prorrogação por mais 30 anos da concessão da malha ferroviária, que  está sendo negociada com a empresa VLI. O presidente José Nilson Bispo de Sá e o superintendente de Desenvolvimento da AMAMS, Walter Moreira Abreu se reuniram na noite de quarta-feira com o engenheiro e empresário Antonio Carlos Figueiredo, que mostrou a proposta de criação de dois novos empreendimentos para o Norte de Minas, com uma base de combustível em Montes Claros e a exploração dos eucaliptos, mas desde que haja estrutura ferroviária. O presidente José Nilson Bispo decidiu acionar todas entidades de classes para essa discussão.Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) decidiu pedir ao Governo Federal que o Norte de Minas seja beneficiado com os R$ 12 bilhões da prorrogação por mais 30 anos da concessão da malha ferroviária, que  está sendo negociada com a empresa VLI. O presidente José Nilson Bispo de Sá e o superintendente de Desenvolvimento da AMAMS, Walter Moreira Abreu se reuniram na noite de quarta-feira com o engenheiro e empresário Antonio Carlos Figueiredo, que mostrou a proposta de criação de dois novos empreendimentos para o Norte de Minas, com uma base de combustível em Montes Claros e a exploração dos eucaliptos, mas desde que haja estrutura ferroviária. O presidente José Nilson Bispo decidiu acionar todas entidades de classes para essa discussão. O superintendente Walter Moreira Abreu explica que desde o dia 6 de janeiro a Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) passou a receber contribuições da comunidade sobre a prorrogação da concessão e marcou para dia 3 de fevereiro uma audiência em Brasília. Por isso, entende que o Norte de Minas tem de participar, com propostas, como a construção do ramal Pirapora-Unai, que desde 1992 tem sido debatido; a retirada dos trilhos do perímetro urbano de todas as cidades cortadas pelo sistema ferroviário, como Montes Claros, Janaúba, Capitão Enéas, Pai Pedro, Monte Azul e Espinosa, entre outras. Também quer a criação de shot-lines, ou seja, pequenos ramais ferroviários no Projeto Jaíba e de Rio Pardo de Minas a Ilheus. Desde a semana passada que o montesclarense Luiz Antonio Athayde, ex-secretário estadual, alertou ao Norte de Minas sobre a importância da região ficar atenta a essa concessão e buscar obter proveito. O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, apresentou essa demanda ao governador Romeu Zema e ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Fernando Passalio, assim como  pediu ao superintendente Walter Abreu para promover uma reunião com todas entidades de classes para discutir esse assunto e alinhar uma atuação conjunta da reunião. Ontem de manhã o assunto foi discutido com o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Montes Claros (CODEMC), Jefferson Tolentino Trindade. A reunião com todas as entidades será marcada para a primeira quinzena de fevereiro.

Postado originalmente por: VinTV

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