O fato demonstrou o interesse do público em acompanhar a apuração do primeiro turno por meio de suas emissoras preferidas em plataformas digitais
Na semana passada, logo após a realização do 1º turno das eleições municipais de 2024, o tudoradio.com já havia antecipado uma tendência de alta em várias palavras-chave relacionadas ao rádio no buscador do Google, o que demonstrava o grande interesse do público em acompanhar a apuração do primeiro turno por meio de suas emissoras preferidas em plataformas digitais. Agora, o Google Trends, uma espécie de termômetro do buscador, consolidou o aumento ao longo da semana que antecedeu as eleições: o avanço geral foi de 525% para o termo “rádio”.
O aumento de 525% reflete todas as buscas consolidadas envolvendo a palavra-chave “rádio”, em um comparativo de 1 semana. As principais formas de se ouvir e buscar estações de rádio já estavam em alta considerável nos dados disponibilizados logo após os resultados eleitorais (na noite do domingo, dia 6) e também na manhã da segunda-feira (7). Já era possível observar que palavras-chave como “rádio FM”, “rádio ao vivo”, “rádio FM ao vivo” e “rádio FM online” registravam um nível de interesse muito superior ao habitual, com a primeira subindo 170% em relação ao seu comportamento normal.
Todo o ecossistema de rádio no digital apresentou alta consistente ou expressiva: no dia 6, dia da eleição municipal no 1º turno, o tudoradio.com registrou 1.250,56% a mais de acessos ao portal em comparação a um domingo típico, dia que normalmente movimenta os streamings de rádio por causa das grades musicais e de futebol. Em termos de usuários únicos, a plataforma avançou 1.144,89% em comparação ao domingo anterior. Esses avanços foram impulsionados pela plataforma agregadora de rádios tudo.radio que, conforme noticiado anteriormente, atingiu seu maior pico de acessos em comparação a todo o seu histórico, com a alta iniciada às 16h do dia 6, intensificando-se às 17h e registrando picos a partir das 18h do domingo.
Na semana passada, o tudoradio.com já havia informado que os dados, obtidos pelas mais diversas plataformas e emissoras de rádio, mostram que o uso do rádio em ambientes digitais é cada vez mais natural para a população, algo que não é exclusivo do Brasil. Não é raro o tudoradio.com divulgar levantamentos que apontam o crescimento do consumo de rádio via streaming em diferentes regiões do planeta, e a alta nas buscas relacionadas às eleições municipais reforça essa tendência de consumo.
Inclusive, o rádio já vinha se destacando nas análises de cobertura política devido ao impacto da campanha eleitoral obrigatória. Muitos candidatos com tempo superior em função de suas coligações apareceram em vantagem nas pesquisas de intenção de voto ou demonstraram tendência de alta após o início da veiculação da campanha no rádio e na TV. Esse fenômeno também é observado em outros países, como nos EUA, onde os gastos com publicidade em rádio por partidos políticos aumentaram 20% em comparação às eleições de 2020.
*Informações: Daniel Starck / tudoradio.com