Conforme dados computados nesta quinta-feira (4), até o momento já foram registrados pela Secretaria de Educação de Ipatinga em torno de 24 mil alunos matriculados na rede municipal para o ano letivo de 2018. O número é 26% maior que o registrado no ano passado, quando foram matriculados 19 mil alunos nas escolas locais.
A expectativa é que este total ainda aumente consideravelmente ao fim do período de matrículas, que se estende até o próximo dia 19 nos educandários, para os alunos que fizeram o cadastro nos meses de junho e agosto de 2017.
A maioria dos novos matriculados é da Educação Infantil, que atende crianças de 0 a 5 anos, e dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano.
Boa parte dos alunos incorporados à rede municipal vem da rede privada. Além da crise econômica que afeta várias famílias, estimulando-as a buscar a gratuidade do ensino, também provocam o fenômeno a elevação da qualidade da educação oferecida pela nova gestão da prefeitura.
A oferta de vagas foi ampliada com a disponibilização de turmas de Educação Infantil na Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro, antes usada exclusivamente pelo Cenfop Centro de Formação de Professores. Além disso, estão sendo abertas quatro novas creches. Localizadas nos bairros Nova Esperança, Bethânia, Vila Formosa e Limoeiro, elas começam a atender as crianças já no ano letivo previsto para iniciar no dia 5 de fevereiro, recebendo cerca de 750 crianças com idade entre 0 a 5 anos.
Vários outros educandários da rede municipal também vêm criando novas salas de aula para atender estes novos alunos.
A Secretaria Municipal de Educação tem ampliado sua capacidade de atendimento com objetivo de zerar a demanda reprimida que existia no município.
Passado o período regular de matrículas escolares, a previsão é que a partir do dia 22 deste mês as escolas onde ainda haja vagas comecem a atender os alunos que estão nas listas de espera.