Atendendo a uma reivindicação da população, os ônibus que fazem a linha intermunicipal entre o distrito de Bom Jesus do Bagre, em Belo Oriente, e Santana do Paraíso e Ipatinga, voltaram a circular nessa segunda-feira (15). A retomada desse serviço público, interrompido há dois anos, foi possível graças ao trabalho de cooperação entre a Câmara de vereadores e o prefeito de Belo Oriente, Hamilton Rômulo (PSDB).
Os vereadores belorientinos e o prefeito se reuniram na sexta-feira (12), com a comunidade, para explicar detalhes sobre a volta da linha de ônibus que atenderá a cerca de 1.800 moradores. Após diligências e diversas reuniões nas sedes das empresas Saritur, que detém a concessão do serviço de transporte coletivo intermunicipal, e L&M Transportes, concessionária do serviço de transporte público municipal, a Prefeitura de Belo Oriente conseguiu autorização da Coordenadoria Regional do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), gerenciado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop-MG), para retomar o atendimento à população.
De acordo com Hamilton Rômulo, as concessionárias alegaram que a linha de ônibus ligando o Bagre aos municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso foi desativada porque era deficitária e, se agora ela não voltar a ser utilizada com frequência pelos moradores, o serviço corre o risco de ser interrompido novamente. A comunidade do Bagre merece o nosso respeito. Os moradores foram ouvidos e, por isso, fomos atrás de um direito que é deles. Não é uma medida definitiva, ainda está sujeita a mudanças. Porém, é uma vitória de todos, afirma o prefeito, declarando que o serviço de transporte público está em fase de testes e será avaliado por uma comissão para ser adequado de acordo com a necessidade dos moradores.
Em nome da presidente da Câmara de Belo Oriente, Nacife Menezes, o vereador Alfredo do Lori, morador de Bom Jesus do Bagre, comemorou a volta da linha da linha de ônibus intermunicipal. Os ônibus vão atender principalmente os moradores do Bagre que trabalham em Santana do Paraíso e Ipatinga. Ninguém precisa mais ficar pegando carona em garupa de motocicleta ou utilizando transporte clandestino, pontuou.
Serviço
De acordo com a programação, de segunda a sexta-feira, os ônibus da L&M com destino ao trevo de Santana do Paraíso vão partir às 6h25, em frente à subprefeitura. A previsão é que cerca de 25 minutos depois de percorrer os seis quilômetros de distância, o coletivo, com capacidade para 46 passageiros, chegará ao trevo, onde os passageiros farão baldeação para um ônibus da Saritur com destino a Santana do Paraíso e Ipatinga. O retorno a Bom Jesus do Bagre está previsto para as 18h15. O valor da passagem é de R$ 3,10.
Participaram da reunião com a comunidade os vereadores Rivaldo, Juscélio Luna, Fá, Tião Faria, Vaguim da Borracharia e Disson.