Em Minas Gerais, ao menos 4.265 conselheiros serão eleitos para atuar nos 853 municípios do Estado
Eleitores de todo o Brasil poderão, neste domingo (1), participar das eleições para escolher 30,5 mil conselheiros entre os candidatos. Os locais de votação não são iguais aos das eleições gerais. Por ser um processo menor, as zonas eleitorais foram agrupadas. Para descobrir seu local de voto basta procurar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ou a Prefeitura de sua cidade.
Cidadãos que estão em situação regular na Justiça Eleitoral podem votar normalmente. É necessário se apresentar no local de votação com CPF, documento original com foto e comprovante de residência. Jovens de 16 e 17 anos também podem votar, para isso, os mesmos documentos precisam ser apresentados, com o comprovante de residência associado ao nome dos pais ou responsáveis legais. A votação neste ano será feita através das urnas eletrônicas e cada eleitor deve votar em um candidato.
Os conselhos tutelares, que existem há mais de três décadas, foram criados com base na Lei Federal nº 8.069/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a função de garantir o cumprimento dos direitos dos cidadãos com menos de 18 anos.
A participação nessas eleições é facultativa, por isso o número de eleitores é sempre reduzido. A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) solicitou aos municípios que disponibilizassem transporte público gratuito além de manter o serviço em níveis normais neste domingo para que os eleitores possam se dirigir ao local de votação.