Dia 2 de julho é o “Dia do Bombeiro Brasileiro”. Em Muriaé, esses heróis e heroínas da vida real são representados pelos militares do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, localizado no bairro Gávea. Inaugurada em fevereiro de 2006, a fração atualmente tem 17 municípios em sua área de atuação, é comandada pelo oficial, tenente Dornelas, e conta com pouco mais de 40 militares.
Conhecidos, de forma geral, como “combatentes do fogo”, na prática, esses guerreiros e guerreiras atuam em cenários diversificados, atendendo a uma grande e variada demanda, que no caso de Muriaé e região, inclui, além de combate a incêndios, um número incontável de resgates em função de acidentes automobilísticos, atuando também em casos de quedas, soterramentos e captura de animais.
Além das ações operacionais, os militares realizam trabalhos de prevenção e vistorias contra incêndio e pânico, formação de brigadas, palestras em escolas e recepção de público, bem como capacitação no curso de salvamento em piscinas.
A data
O serviço de bombeiros no Brasil foi regulamentado pela primeira vez através do Decreto Imperial nº 1.775, assinado pelo Imperador D. Pedro II, em 2 de julho de 1856. Na mesma data foi criado no Rio de Janeiro o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, com comando do major João Batista de Morais Antas.
Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto de lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954.
Texto: Rádio Muriaé – reprodução na íntegra ou parcial do conteúdo (texto e imagem) permitida somente mediante crédito.
Fonte : Radio Muriaé
Postado originalmente por: Rádio Muriaé