Natal da Mineiridade consolida Minas Gerais como destino turístico deste período do ano

O projeto, que chega a sua segunda edição, nos conduz diretamente ao coração da nossa cultura e integra, transversalmente, a política pública do Governo de Minas: “Mais Turistas” e “Minas Criativa”. O Natal da Mineiridade une a capital Belo Horizonte aos demais municípios do estado numa celebração única baseada no conceito de identidade e cultura da paz. É um momento de celebração das tradições e dos costumes do povo mineiro, reforçando vínculos, por meio da nossa cultura, nas mais diversas regiões de Minas Gerais.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, o Natal da Mineiridade 2023 visa gerar emprego e renda por meio da ativação do comércio, incremento das vendas e, claro, do número de visitantes nessa época do ano, consolidando Minas Gerais como o maior polo de atividades turísticas do país, segundo dados consecutivos do IBGE, permanecendo há mais de um ano na liderança nacional.

Os investimentos chegam a R$ 18 milhões, incluindo os incentivos do edital Natal da Mineiridade Cemig 2023, o projeto de Iluminação da Praça da Liberdade e edifícios icônicos da capital, além do trabalho de posicionamento de Minas Gerais enquanto destino natalino, por meio de ações de marketing e promoção turística.

A expectativa é que o período de fim de ano em Minas Gerais registre uma movimentação turística de três milhões de pessoas, representando um crescimento de 20% em comparação aos dados de 2022, quando 2,5 milhões de pessoas viajaram pelo estado no mesmo período, número que já era 60% maior em comparação a 2021. Em 2023, a estimativa é que a ocupação hoteleira atinja 80% durante as festas de fim de ano.

As ações acontecerão entre os dias 2 de dezembro e 6 de janeiro de 2024. A Praça da Liberdade, as ruas e edifícios icônicos da capital ganharão projetos de iluminação natalina, e sediarão uma programação com música, teatro, audiovisual, dança e artes visuais.

O Natal da Mineiridade é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), com patrocínio da Cemig e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), e parceria com a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação Mineira dos Municípios e a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo.

Eventos Natalinos

Para 2023, a participação dos municípios deverá chegar a 600 eventos oficiais cadastrados no portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br), impulsionando a atividade turística e a circulação de pessoas pelo estado, aquecendo a economia da criatividade de cada local.

Pelo interior de Minas Gerais

Para promover os destinos turísticos do estado e ressaltar a hospitalidade do mineiro, o portal Minas Gerais divulgará um portfólio dedicado às festividades natalinas e realizado com o apoio das Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs) e da Rede de Gestores Municipais.

Até o momento, já aderiram ao Natal da Mineiridade cidades como Tiradentes, Araguari, Barbacena, Bom Despacho, Três Marias, Pouso Alegre, Ouro Fino, Inhapim e Caratinga. Para evidenciar e promover a diversidade das festividades natalinas em Minas Gerais, uma intensa e diversa programação cultural está sendo preparada com shows, inauguração de presépios, cantatas, celebrações religiosas, feirinhas gastronômicas, encenações do nascimento de Cristo e apresentação de corais, entre outras atrações.

O portfólio digital com todas as atrações culturais das cidades mineiras poderá ser acessado no portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br). O material, elaborado com base nas informações enviadas pelos municípios, terá atualizações diárias. No portal, o visitante encontrará informações sobre os locais e horários em que podem ser conferidas as atrações, além de dicas de como preparar a viagem pelo interior de Minas para aproveitar o Natal nos destinos mineiros.

Pesquisar