O mutirão de cirurgias de catarata em Coronel Fabriciano, iniciado nessa terça-feira (9), foi comemorado pela administração municipal e principalmente pelos usuários do serviço. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Dr. José Maria Morais, vai operar, nessa primeira fase, 265 pacientes que aguardavam há anos pelo procedimento, e zerar a fila de espera na cidade. O mutirão será feito em duas etapas e a segunda cirurgia, para quem precisa, será realizada ainda neste semestre.
Sebastião Pereira, de 98 anos, foi um dos primeiros pacientes a ser submetido à intervenção e comemorou o sucesso do procedimento. Minha cirurgia foi ótima, eu pensava uma coisa e foi outra muito diferente, foi maravilhosa. Eu esperava há bastante tempo, enxergava um amarelão e a visão quase sumia. Chegou meu tempo e estou muito satisfeito e alegre, contou. Nilza Gonçalves de Carvalho também realizou o procedimento nessa manhã. A equipe foi muito boa e educada, eu esperava por essa cirurgia há muitos anos, estou muito feliz, elogiou.
O fluxo do procedimento foi planejado para atender os pacientes e familiares. Para o prefeito, Dr. Marcos Vinicius, a ação mostra o compromisso que a gestão tem com a saúde em Fabriciano e a organização foi um destaque. O fluxo está muito certo, foi muito bem elaborado e planejado pela Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes e familiares estão motivados e a equipe é muito qualificada. O município só tem a ganhar com esse investimento, afirma.
A segunda etapa das cirurgias será realizada ainda no primeiro semestre de 2018. Caso o morador tenha interesse e necessidade de realizar a cirurgia de catarata, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, consultar com o clínico geral e, depois disso, ser encaminhado ao oftalmologista para avaliação e marcação do procedimento.
Lançamento
O lançamento do mutirão aconteceu em solenidade na noite de segunda-feira (8), no Salão Paroquial Dom Lélis Lara, centro de Fabriciano. O espaço ficou lotado com os pacientes e seus familiares, que receberam orientações para o mutirão que segue até quinta-feira, dia 11, no Hospital Dr. José Maria Morais. Cada paciente recebeu um envelope com os exames pré-operatórios. Eu não enxergo quase nada, não saio mais na rua sozinha e não faço nenhuma atividade dentro de casa, disse Maria José da Silveira, moradora do bairro Santo Antônio, que esperava há mais de um ano e meio para a cirurgia de catarata.
Pós- cirurgia
Após a cirurgia os pacientes recebem um kit com colírio e ampola de Duo-decadrem, injeção que será aplicada no HJMM, necessários para a cicatrização do procedimento. Com o mutirão, a prefeitura espera zerar a fila e também atender pacientes que ainda não procuraram o atendimento.