Desde fevereiro, equipes do Mutirão de Limpeza 2019 seguem com os trabalhos de remoção de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Nos mais de três meses, 69.590 quilos de lixo foram recolhidos até o dia 7 de junho, segundo os dados divulgados pelo Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde. De acordo com a programação, as equipes percorrerão o bairro Olinda assim que finalizarem o Jardim Uberaba.
O serviço de motofogs também segue atuando no combate do mosquito. Os veículos seguem cronograma, percorrendo os bairros com maior número de notificações de casos suspeitos de dengue, de segunda a quinta-feira, em dois períodos do dia, das 5h às 7h e das 17h às 22h. Nas sextas-feiras, os motofogs percorrem o entorno das Unidades de Saúde do município. O UBV pesado (fumacê) segue suspenso, sem previsão de retorno, por falta de insumos, cujo encaminhamento é responsabilidade do Estado.
Até amanhã (13) os motofogs percorrem os bairros Alfredo Freire 2, Ayat Club, Parque Gameleiras e Parque Gameleiras 2, no período matutino, enquanto no vespertino passam pelos bairros Alfredo Freire 1, Alfredo Freire 4 e Parque Gameleiras. No dia 14 os motofogs percorrem o entorno das unidades de saúde. Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo disque-dengue no 3317-4660 ou no telefone 3315-4173.
Atualmente, 175 agentes de combate a endemias (ACEs) do Departamento de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde realizam visitas domiciliares regularmente para orientar moradores, realizar tratamento e eliminação de criadouros. Equipes específicas também realizam o bloqueio de transmissão, com dedetização no entorno dos locais de moradia dos pacientes notificados como casos suspeitos de arboviroses, além das equipes que visitam locais estratégicos, como ferros-velhos, cemitérios e borracharias.
A Secretaria de Saúde de Uberaba, em parceria com a Codiub – Inteligência Digital, também lançou o aplicativo “Uberaba contra a dengue”, criado para receber endereços e fotos dos locais que são possíveis focos do mosquito. Outra parceria com a Codiub – Inteligência Digital, que está ajudando a SMS a identificar focos do mosquito transmissor da dengue, utiliza imagens captadas por drone para verificar possíveis focos em imóveis fechados.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba