Município quer zerar a fila de espera para cirurgias eletivas

Divulgação

O esforço, agora, é para atender aos pacientes cirúrgicos e aqueles que aguardam exames mais complexos

A Prefeitura de Timóteo anunciou a realização de cerca de 1.200 procedimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde em Timóteo. Serão oferecidos pelo Programa “Deixa Cuidar de Você” aproximadamente 600 cirurgias eletivas nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica e urológica, dentre outras, além de 600 exames de média e alta complexidade, tais como tomografias, ressonâncias, cintilografias.

Segundo o secretário municipal de Saúde, César Luz, a oferta dos procedimentos faz parte do esforço do Município para zerar a fila de espera, em alguns casos com pacientes que aguardam há anos pela liberação dos procedimentos. O prefeito Geraldo Hilário ressalta que, no ano passado, houve aumento de 70% nos exames laboratoriais de análises clínicas e com os mutirões para eliminar esta demanda nas Unidades de Saúde da Família. O esforço, agora, é para atender aos pacientes cirúrgicos e aqueles que aguardam exames mais complexos.

Em Timóteo, os procedimentos serão realizados tanto pela Tabela SUS quanto pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consaúde). Para isso, serão utilizados recursos próprios e de emendas parlamentares que devem totalizar aproximadamente R$ 1,5 milhão para realização do total de procedimentos previstos.

A maior parte das cirurgias será realizada pelo Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB), em Timóteo. A Prefeitura está negociando com outros hospitais do Vale do Aço. Conforme o critério adotado pelo município, para realizar cirurgias e exames pelo Consaúde, os hospitais devem, preferencialmente, oferecer os procedimentos pela Tabela SUS.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar