Foto/Arquivo
Sanatório Espírita de Uberaba passou recentemente à administração da Uniube/Mário Palmério Hospital Universitário
Atendimento no Sanatório Espírita de Uberaba foi questionado esta semana após a dispensa de atendimento de paciente em surto, mesmo com a guia de internação em mãos. Adriana Heloisa Francisco contou à reportagem do Jornal da Manhã que o irmão, de 50 anos, tem problemas psicológicos e, devido a um surto psicótico, desapareceu na segunda-feira (19). Segundo ela, o irmão foi confundido com um bandido e quase espancado por populares.
Conforme a moça, com a ajuda do Samu e da Polícia Militar, conseguiu levar o rapaz até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, após passar quase um dia inteiro em acompanhamento, conseguiu guia de internação para tratamento no Sanatório Espírita. Contudo, uma médica da instituição dispensou o rapaz, que estava sob efeitos de calmantes, alegando que não seria necessária a internação.
Ainda segundo a denunciante, o irmão já esteve internado no Sanatório Espírita, no meio do ano passado, porém, foi liberado após melhora no quadro, mas a irmã conta que os surtos voltaram.
A reportagem acionou a administração do Sanatório Espírita de Uberaba, que é realizada pela Sociedade Educacional Uberabense (Uniube/Mário Palmério). Em nota, a instituição informou que o referido paciente foi atendido e não apresentou critério de internação, segundo o protocolo de admissão do Sanatório e a conduta tomada após discussão em equipe. Por isso, ele foi encaminhado ao Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Outras Drogas (CAPSad), para avaliação e acompanhamento, e o caso foi supervisionado pela diretoria da instituição.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba