Motoristas por aplicativo vêm faturamento despencar com isolamento social

Motoristas de aplicativo sentem na pele o prejuízo com as medidas de prevenção à Covid-19 em Uberaba. Com o início do isolamento social e fechamento do comércio por decreto municipal, houve redução das viagens e, consequentemente, queda drástica no faturamento.

O motorista C.M. diz que o movimento caiu 60%. Antes, ele faturava em torno de R$ 100 por oito horas de trabalho. A queda vem sendo sentida desde a terça-feira (17), mas depois do fechamento do comércio, ele viu o lucro ser reduzido em mais da metade. O motorista acredita que a situação é passageira e logo tudo será restabelecido. “Acredito que é mais uma fase ruim como tantas que já passamos”, afirma.

Situação semelhante passa C.S.G., que desde sexta-feira (20) optou por parar de rodar através do aplicativo com o anúncio do fechamento do comércio. “Além de não compensar financeiramente, é um risco de contaminação”, diz o motorista, que também é servidor público, fator que lhe garante outra fonte de renda. “Não sabemos até quando esta situação vai durar, mas optei por não me arriscar”, completa.

Além disso, muitos motoristas que utilizavam carros alugados estão devolvendo os veículos para agências de locação.

Por meio de nota, a Uber informa que adotou diversas medidas para resguardar os motoristas e usuários em meio à pandemia da Covid-19. Entre elas está a proibição das viagens compartilhadas, como forma de minimizar as possibilidades de contágios. Os motoristas também estão recebendo orientações para manterem os veículos higienizados para evitar a contaminação. Uma alternativa que está sendo adotada é permitir que o profissional atenda pedidos do Uber Eats, plataforma de entregas no ramo alimentício. A Uber orienta ainda que os usuários utilizem a plataforma para contribuir com a manutenção dos serviços dos profissionais. Caso seja necessário, o cliente ainda pode deixar uma solicitação no aplicativo para que o pedido seja deixado na porta do local de entrega, para evitar o contato com o entregador.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar