O ex-deputado estadual e ex-vereador Antônio Oscar Pinheiro, pai do jornalista Chico Pinheiro, da TV Globo, será sepultado às 17 horas desta terça-feira (23/11/21), no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte. Ele faleceu em sua casa, no Bairro Serra, na Região Centro-Sul da Capital mineira, aos 98 anos. O velório acontece até às 16 horas, na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Antônio Pinheiro foi deputado estadual de 1993 a 1995, quando substituiu Custódio Antônio de Mattos, que abriu mão do seu mandato na 12ª legislatura para ocupar o cargo de prefeito em Juiz de Fora (Zona da Mata). Nascido em Caculé (BA), o político atuava junto às comunidades carentes e recebeu um título condecorativo do Vaticano, pelas mãos do Papa João Paulo II, sendo nomeado como Cavaleiro Comendador da Ordem de São Silvestre Papa.
Apesar da condição de saúde delicada do ex-deputado, a causa da morte não foi informada por Chico Pinheiro, que confirmou o falecimento numa rede social. “Pai passou 98 anos construindo sua canoinha. Agora, embarcado, é lançado à aventura das águas revoltas. Meus avós, seus amigos e minha mãe Esther estarão à sua espera na terceira margem do rio”, escreveu em um post.
Asmare – Antônio Pinheiro se elegeu vereador na Capital mineira por cinco mandatos consecutivos, de 1989 a 2008, período intercalado com o mandato de deputado estadual. Conhecido pelo trabalho social, ele é, por exemplo, um dos fundadores da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare). Em 2011, também recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte.