Moradores protestam contra crescimento desordenado da Cidade Alta

Manifestantes abordaram na coleta de assinaturas para abaixo-assinado. (Foto: Associação de Moradores da Cidade Alta/ Divulgação)

A Associação dos Moradores da Cidade Alta realizou no último domingo (7) a primeira manifestação pelo crescimento ordenado da região e relatou um balanço positivo do ato. O evento aconteceu entre 9h e meio-dia, na BR-440 (Via São Pedro), e contou com a presença de moradores da Cidade Alta e da Federação dos Loteamentos Fechados da Cidade Alta, além de contar com a participação de representantes dos bairros Vale do Ipê e Democrata, os quais, recentemente, tiveram discussões e manifestações sobre pautas parecidas. A organização do ato estimou 800 participantes no movimento e já projeta outras iniciativas no mesmo sentido.

Motivadas, principalmente, pela série de empreendimentos residenciais instalados na região de modo “desordenado” – segundo o líder da Associação de Moradores da Cidade Alta, Celso Chapinotte -, as manifestações também apresentaram o pedido por participação maior no planejamento para a região e tiveram engajamento próximo ao esperado pela organização. De acordo com Chapinotte, ao longo das três horas de duração, o ato recebeu 800 pessoas, número abaixo das mil pessoas projetadas inicialmente pela Associação, e conseguiu coletar 490 assinaturas para um abaixo-assinado pedindo pelo cumprimento dos pontos abordados pelos manifestantes.

O líder também celebrou a presença de três vereadores e de 11 associações de bairros, mas afirmou que ainda precisa engajamento de toda a sociedade civil em prol da pauta. “O Poder Público parece estar ao lado de duas ou três construtoras e não ao lado do povo. Ou esta postura das autoridades muda ou vamos fazer ainda muito barulho até que eles despertem. Teremos ao nosso lado o poder do voto nas eleições que se aproximam e saberemos identificar aqueles que estão do nosso lado. Mas voto apenas não muda nada, precisamos estar nas ruas e na mídia para obter o que queremos”, afirma. Além do abaixo-assinado, o grupo também marca presença em audiências públicas, petições e sessões na Câmara Municipal solicitando o seguimento ao Plano Diretor de Juiz de Fora e a Lei Complementar 82/2018, que trata da Política de Desenvolvimento Urbano e Territorial.

Celso Chapinotte também projetou os próximos passos dos manifestantes. “Além da continuidade das manifestações de rua, que serão mensais, sempre no primeiro domingo de cada mês, esperamos a resposta do prefeito a uma audiência já solicitada pelos vereadores e com os líderes das associações de moradores para tratar da petição já encaminhada”.

O post Moradores protestam contra crescimento desordenado da Cidade Alta apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar