Moradores do Residencial Francisco Navarro entram com ação judicial exigindo reparos nos imóveis

Moradores do Residencial Francisco Navarro entram com ação judicial exigindo reparos nos imóveis
(Foto: Arquivo Rádio Muriaé)

Centenas de famílias que vivem no complexo habitacional Francisco Navarro, popularmente conhecido como Dornelas II acionaram a justiça para resolver os constantes problemas que os moradores vêm passando nos últimos anos.

Nesta quarta-feira (05) a síndica do condomínio Vilmar Lacerda, acompanhada do advogado Fábio Braga estiveram nos estúdios da Rádio Muriaé para falar sobre a atual realidade do local.

De acordo com a síndica, há prédios com riscos de desabamento. Nas últimas semanas, muitos moradores, por medo, abandonaram seus imóveis. “Um ano após os moradores se mudarem para os apartamentos, inúmeros problemas começaram a aparecer e nada foi feito”. Disse Vilmar.

O advogado Fábio Braga entrou com uma ação judicial na esfera federal exigindo três etapas; a realização de uma perícia feita por engenheiros, que a Construtora realize os reparos e que os moradores sejam indenizados por danos morais. Segundo o advogado, a justiça federal já autorizou a realização da perícia. A expectativa é que as outras etapas sejam realizadas nos próximos meses.

Problema antigo

No dia 17 de junho deste ano, a equipe da Rádio Muriaé foi até o Residencial Francisco Navarro e viu de perto o drama que os moradores passam.

Alguns apartamentos estão com o teto desabando e os pisos começaram a soltar, não oferecendo nenhuma segurança para moradia.

Para a dona de casa Dayane Braga, moradora do bairro há dois anos, seu maior medo é o prédio começar a desabar e ela ficar sem ter o que fazer com seus três filhos. “Nosso maior medo são os prédios caírem com a gente dentro. Já falaram que quando começar a chover é para saímos rapidamente, mas para onde iremos?”, disse a moradora.

No dia 30 de janeiro deste ano, os moradores, após ouvir estalos chamaram o Corpo de Bombeiros, mas no dia, nada que apresentasse risco eminente aos moradores foi visto.

O residencial Francisco Navarro foi inaugurado em 2014, construído através do programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal. Juntos os complexos Francisco Navarro e João Braz são compostos por 32 blocos. Cada prédio possui 10 apartamentos. Muitas residências estão vazias.

De acordo com a Secretaria de Obras da Prefeitura de Muriaé, a responsabilidade de realizar os reparos é da Caixa Econômica Federal e da construtora Top Mak Multi Comercial Ltda que realizou as obras.

Defesa Civil informou que desde dezembro do ano passado acompanha a situação dos imóveis, através de visitas periódicas e disse que já notificou a Caixa Econômica Federal sobre os problemas.

Em nota, a Caixa respondeu que está aguardando a emissão de laudo técnico confirmatório a respeito dos problemas nos edifícios que está sendo feito pela construtora e disse que tomará as medidas necessárias após a conclusão deste laudo.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar