Do alto a vista é maravilhosa, mas ao reparar os detalhes nas instalações, os problemas começam a aparecer e no lugar da beleza da vista panorâmica, entram os constantes problemas que os moradores do condomínio Francisco Navarro, popularmente conhecido como Dornelas II estão enfrentando.
O departamento de jornalismo da Rádio Muriaé esteve no local e ouviu o drama dos moradores que lidam com o medo e a incerteza de não saber se os prédios oferecem risco de desabamento.
Logo após sua inauguração, alguns edifícios começaram a apresentar problemas estruturais como trincas, rachaduras, infiltrações, surgimentos de crateras e afundamento nas calçadas.
Alguns apartamentos estão com o teto desabando e os pisos começaram a soltar, não oferecendo nenhuma segurança para moradia.
Para a dona de casa Dayane Braga, moradora do bairro há dois anos, seu maior medo é o prédio começar a desabar e ela ficar sem ter o que fazer com seus três filhos. “Nosso maior medo são os prédios caírem com a gente dentro. Já falaram que quando começar a chover é para saímos rapidamente, mas para onde iremos?”, disse a moradora.
No dia 30 de janeiro deste ano, os moradores, após ouvir estalos chamaram o Corpo de Bombeiros, mas no dia, nada que apresentasse risco eminente aos moradores foi visto.
O residencial Francisco Navarro foi inaugurado em 2014, construído através do programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal. Juntos os complexos são compostos por 32 blocos. Cada prédio possui 10 apartamentos. Muitas residências estão vazias.
De acordo com a Secretaria de Obras da Prefeitura de Muriaé, a responsabilidade de realizar os reparos é da Caixa Econômica Federal e da construtora Top Mak Multi Comercial Ltda que realizou as obras.
A Defesa Civil informou que desde dezembro do ano passado acompanha a situação dos imóveis, através de visitas periódicas e disse que já notificou a Caixa Econômica Federal sobre os problemas.
O órgão informou também que a construtora está realizando as avaliações para decidir o que será feito e adiantou que os moradores do bloco I serão evacuados para outros apartamentos, mas não informou a data que as evacuações ocorrerão.
Em nota, a Caixa respondeu que está aguardando a emissão de laudo técnico confirmatório a respeito dos problemas nos edifícios que está sendo feito pela construtora e disse que tomará as medidas necessárias após a conclusão deste laudo.
Leia abaixo a nota na íntegra emitida pela Caixa
A CAIXA esclarece que o Residencial Francisco Navarro, localizado em Muriaé (MG), foi construído e entregue pela Construtora TOP MAK, empresa responsável por efetuar reparos, se necessário. Assim, a CAIXA está aguardando a emissão de laudo técnico confirmatório a respeito dos vícios construtivos identificados nos blocos 1 e 10 do empreendimento, com previsão de conclusão em 08 dias, para adoção das medidas necessárias para que a construtora responsável pela obra realize os reparos. A CAIXA informa ainda que disponibiliza o canal De Olho na Qualidade para atendimento a reclamações sobre possíveis danos físicos e vícios construtivos nos imóveis dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida, pelo telefone gratuito 0800-721-6268.
Fonte : Rádio Muriaé
Postado originalmente por: Rádio Muriaé