Morador do bairro Parque das Laranjeiras reclama de cobrança indevida praticada pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau). Reclamações foram enviadas por meio do aplicativo de mensagens do Jornal da Manhã [99777-7900].
De acordo com as queixas do morador, que pediu sigilo sobre sua identidade, mesmo a autarquia não prestando nenhum tipo de serviço no fornecimento e distribuição de água para o bairro, ela faz a cobrança aos moradores. “A água é captada no poço de uma chácara aqui do lado, não tem tratamento da Codau, e eles cobram”, reclama. Outra queixa é que o bombeamento e os gastos com energia elétrica estão a cargo da construtora, e a Codau, mesmo não tendo encargos com o fornecimento, emite cobranças. “O bombeamento da água também é de responsabilidade da construtora, então todo o gasto é da empresa do loteamento”, expõe.
Por meio de nota, a Codau respondeu que, “mesmo sem abastecimento do sistema da Codau, as redes de esgoto recebem água do Residencial Laranjeiras. A cobrança das faturas deixará de ser feita a partir deste mês, até que a situação seja solucionada”, finaliza. Luiz Neto, presidente da Codau, em coletiva para anunciar reajuste no valor dos serviços prestados pela autarquia no ano passado, justificou a medida como necessária porque a energia elétrica havia sofrido reajuste e que parte considerável dos gastos da Codau se dá com o bombeamento, gerado com energia elétrica.